AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Semana dos Arquivos do CDI é dedicada aos 200 anos da Vista Alegre

Património

 

O Centro de Documentação de Ílhavo (CDI) vai, uma vez mais, assinalar o Dia Internacional dos Arquivos com uma nova uma edição do “Pont(e)s de Acesso: Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo”, que decorrerá de 8 a 15 de junho. Este ano, o evento é coorganizado pela Vista Alegre, no âmbito das comemorações dos 200 anos da fábrica.

O evento será totalmente dedicado ao bicentenário da Vista Alegre, uma das mais antigas e prestigiadas fábricas de porcelana da Europa, fundada em 1824.  Com mais de dois séculos de história, a marca é sinónimo de qualidade, tradição e inovação, continuando a surpreender o mundo com a sua arte e excelência.

A semana começa com o seminário “Vista Alegre – 200 Anos”, que se realiza no dia 8 de junho, sábado, entre as 9h00 e as 18h30, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre. Esta é uma oportunidade única para explorar a história e o legado de uma das marcas mais icónicas de Portugal.

A parte da manhã será dedicada a desvendar as origens da família Ferreira Pinto Basto, a história da fábrica, a sua componente artística e a história do futebol em Portugal, influenciada pelos fundadores. O programa inclui palestras de distinguidos especialistas, tais como Carlos Bobone, Manuel Ferreira Rodrigues, Nuno Rosmaninho e Nuno Valério, seguidas por um debate e partilha de ideias.

À tarde, os participantes terão a oportunidade de explorar o património e a toponímia locais, mergulhando na história e na identidade do bairro operário. Posteriormente, serão abordadas as questões sociais e o futuro da marca, com contribuições de especialistas, como Margarida Campolargo, Sara Santos, Pedro Lebre e João Pinto Basto.

O seminário encerrará com um debate e um convite à visita guiada ao Museu da Vista Alegre.

Feira do Livro Publicidade

Esta iniciativa, com acesso gratuito, será acreditada pelo CFAEIVOB (Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro), com inscrições até ao dia 4 de junho, em https://cfaecivob.pt

O seminário dirige-se, também, a professores de todas as áreas curriculares, bem como a profissionais, investigadores, alunos e curiosos das áreas da educação, história, geografia, património, genealogia, museologia, arquitetura, ciência da informação, bibliotecas, arquivos e documentação e comunidade em geral. Neste caso, as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 6 de junho, por telefone, através do número 234 092 496, por email, para cdi@cm-ilhavo.pt, ou AQUI!

Entre os dias 9 e 14 de junho, o “Pont(e)s de Acesso” apresentará um conjunto de memórias sobre o património da Vista Alegre, partilhadas por membros da comunidade, que serão disponibilizas nas redes sociais do Centro de Documentação, Município de Ílhavo e Vista Alegre.

A Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo encerra no dia 15 de junho, ao final da manhã, com uma conversa sobre a componente social e comunitária da Vista Alegre, com a participação de alguns cidadãos, emitida em direto no Festival Rádio Faneca 2024, em Ílhavo.

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.