AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Dia grande do Maio do Azulejo com a cultura a invadir toda a cidade de Ovar

Região

Este sábado estão garantidas 13 horas de iniciativas que culminam com o concerto de Mart´Nália e Paulinho Moska

 

Uma cidade, um dia em que tudo acontece. Este sábado, 25 de maio, Ovar acorda com uma vibração especial e o desafio é percorrer a cidade-museu do azulejo e abraçar a cultura que se espalha por cada rua e por cada lugar. É o dia grande do Maio do Azulejo, com 13 horas ininterruptas de iniciativas, todas gratuitas, que culminam com o concerto de Mart´Nália e Paulinho Moska e que convidam a conhecer o património azulejar do concelho e a mergulhar a fundo nas vivências e tradições vareiras.

É um dos momentos mais aguardados do Maio do Azulejo: o concerto dos brasileiros Mart´nália e Paulinho Moska, marcado para as 21h30, tendo como pano de fundo uma das montras maiores do património azulejar do concelho: o Palácio da Justiça de Ovar, em que se destaca a obra de Jorge Barradas.

O dia começa bem cedo e é para aproveitar até ao último minuto. O Largo Família Soares Pinto (Chafariz Neptuno) recebe a segunda mostra de artesanato dedicada ao azulejo e protagonizada por artesãos e empreendedores do concelho. Durante todo o dia decorrem, ainda, oficinas criativas de pintura em azulejo, de crachás e carimbos gigantes. Uma atividade especial para toda a família.

Da programação destaque ainda para as diferentes propostas de visita guiada, que iniciam no Posto de Turismo de Ovar. “Rua de Sentido Único” regressa com mais duas sessões, às 11h00 e às 18h00. Lançado no passado fim-de-semana, este formato de audiowalk convida os participantes a colocar os auriculares e a ouvir as estórias que habitam na cidade, numa proposta criativa, inspirada nos testemunhos da comunidade.

 Às 15h00, há uma edição especial do “Vai Passear”. Os participantes recebem um livro-mapa e um azulejo e são desafiados a encontrar o padrão correspondente numa das fachadas da cidade de Ovar. Um passeio repleto de surpresas, com vários momentos culturais, literalmente ao virar da esquina!

Feira do Livro Publicidade

Até ao final do mês, o Maio do Azulejo continua a estimular a criatividade, com mais três oficinas na Escola de Artes e Ofícios: “A Poesia do Azulejo”, marcada para sexta-feira, 24 de maio, das 19h00 às 20h30, irá desafiar cada participante a escrever um texto curto e a pintá-lo no azulejo. Já nos dias 27, 28 e 29 de maio, das 19h00 às 21h00, há uma nova formação, desta vez para explorar a técnica da corda seca. A última oficina, intitulada “Psicologia da Arte – Padrões e sua Significações”, está marcada para o dia 31 de maio e decorre das 19h00 às 20h30.

A fechar o pano e no âmbito do projeto “Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024”, Aveiro e Ovar juntam-se para dar a conhecer a marca indelével das suas paisagens urbanas: o azulejo, com uma visita orientada que começa na Galeria do Centro de Arte de Ovar, com a visita à exposição Entre Dois Mundos de O Gringo, que segue com um passeio pelas ruas de Ovar e termina em Aveiro, na Galeria da Antiga Capitania do Porto de Aveiro.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.