AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ovar: "Liberdade para criar” é o tema da 5ª edição do LEIA

Artes

Jornadas da Rede de Bibliotecas de Ovar desafiam a explorar a importância da criatividade na aprendizagem

“Liberdade para criar” é o tema da 5ª edição do LEIA – Livros, Encontros, Ideias e Autores que se vai realizar nos dias 5 e 6 de julho, na Biblioteca Municipal de Ovar, organizada pela Rede de Bibliotecas de Ovar, numa parceria entre o Município de Ovar e o CFIEMO- Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar. Estas jornadas contemplam 10 horas de formação e visam difundir boas práticas e partilhar conhecimentos e experiências entre os participantes, contribuindo para a construção de bibliotecas cada vez mais vivas.

“Estas jornadas são já uma referência na região”, refere Ana Cunha, Vereadora com o pelouro das Bibliotecas, destacando a importância “de proporcionar momentos de capacitação e partilha dos bibliotecários e professores, por forma a garantir bibliotecas cada vez mais dinâmicas, com momentos de aprendizagem multidisciplinares que vão ao encontro das expectativas e necessidades dos diferentes públicos”.

Direcionado a professores-bibliotecários, outros docentes, técnicos das bibliotecas municipais e mediadores da leitura, o LEIA volta a explorar a importância da criatividade e da educação não-formal na aprendizagem. Numa edição especial, evocativa do 25 de Abril, “Liberdade para criar” é, assim, o mote para as várias oficinas criativas que convidam os participantes a ingressar numa viagem entre as múltiplas perspetivas e abordagens das imagens e das palavras.

“Filosofia com cinema para as crianças” é o tema da primeira oficina, marcada para 5 de julho, sexta-feira, às 9h30. Promovida por Elsa Cerqueira e recorrendo à pedagogia criativa, visa educar o olhar para ampliar o pensar, o sentir, o imaginar e o agir.

Às 14h30, está marcada uma oficina de ilustração, dinamizada por Dina Sachse. Denominada “Narrativa visual: novos caminhos para a palavra”, visa explorar o sentido estético e promover o pensamento artístico e abstrato nos participantes.

Feira do Livro Publicidade

Já no dia 6 de julho, sábado, a primeira oficina é de escrita criativa e está marcada para as 9h00. “Elogio da escrita como um inutensílio” é o título da ação promovida por Raquel Patriarca que deixa uma provocação: a literatura pode não servir para nada, mas sem ela o pensamento livre não é possível!

As jornadas terminam com uma oficina sobre a arte de contar histórias, marcada para as 11h00, designada “Histórias Endiabradas”, na qual Cláudia Stattmiller enfatiza a expressão dramática como uma eficaz ferramenta educativa.

A participação nestas Jornadas da Rede de Bibliotecas de Ovar é gratuita, mas requer inscrição prévia que deverá ser formalizada entre os dias 3 e 17 de junho. Cada oficina conta com 25 vagas disponíveis, podendo cada participante inscrever-se na totalidade das oficinas, ou apenas em algumas específicas, devendo, nesse caso, indicar a sua ordem de preferência. Os docentes que reúnam os requisitos inerentes à creditação devem proceder à respetiva inscrição diretamente no CFIEMO-Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar, em https://cfiemo.pt/. Já os restantes interessados poderão inscrever-se, presencialmente, na Biblioteca Municipal de Ovar ou através do seguinte endereço eletrónico: biblioteca@cm-ovar.pt

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.