O Mareato 2024 realiza-se de 27 a 30 de junho, na Costa Nova do Prado, numa edição, que, pela primeira vez, conta com a participação dos jovens na construção do programa, que inclui música, com os Karetus e DJ Hozho, stand up comedy, com Carlos Vidal Marques, atividades desportivas, uma “escape mission”, “lasertag” e muito mais.
Este é um evento criado, sobretudo, para os jovens, pelo que a Câmara Municipal de Ílhavo reuniu com as associações de estudantes do Município de Ílhavo, para recolher sugestões para o programa do festival, de modo a ir ao encontro dos gostos desta faixa etária.
Uma das ideias foi a criação de uma zona de lounge e playground no relvado da Costa Nova do Prado, que, de 27 a 29 de junho, será o ponto de encontro de jovens, entre as 9h00 e as 19h00. Neste espaço haverá uma série de equipamentos insufláveis, que prometem muita diversão – uma parede de escalada, uma bola mecânica e matraquilhos humanos.
No primeiro dia, 27 de junho, no relvado da Costa Nova, há teqball, torneio de matraquilhos e aula de zumba. Na praia da Biarritz, no norte da Costa Nova, há wakeboard e stand up paddle. E, no Cais Criativo da Costa Nova, realiza-se uma sessão que mostra como assumir um estilo de vida mais saudável.
No dia seguinte, 28 de junho, continuam as atividades na água, com bóia puxada por barco, canoagem, na Praia da Biarritz, e vela, no Clube de Vela da Costa Nova. Já no relvado há uma sessão de “lasertag” e yoga.
Também no relvado, mas à noite, às 23h00, sobem ao palco, pela primeira vez no Município de Ílhavo, os “Karetus”, uma dupla de música eletrónica, formada por André Reis e Carlos Silva – conhecidos pela indumentária inspirada no Carnaval de Podence e pelos espetáculos intensos, dentro e fora do país.
29 de junho é o dia de mais uma edição da Corrida Popular da Costa Nova do Prado, evento que inclui corrida de dez quilómetros, caminhada e corrida dos mais pequenos.
Às 23h00, no relvado, entra em palco o DJ Hozho, que entre uma vasta tour mundial (entre Londres, Amesterdão, Varsóvia, Nova Iorque, Buenos Aires), regressa a casa, no Município de Ílhavo, com o seu projeto “Melodark”, um movimento artístico com uma mensagem emocional, motivacional e de superação, em que as belas melodias contrastam com a escuridão, muitas vezes numa batida techno minimalista.