AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Astronauta Marcos Pontes vem à Universidade de Aveiro

Sociedade

 

O astronauta Marcos Pontes, o primeiro e até hoje o único astronauta brasileiro, vai estar na Universidade de Aveiro (UA) no dia 13 de junho, a partilhar a sua experiência de viagem ao espaço. O astronauta e o painel de convidados vão refletir sobre a importância da tecnologia e da formação para a Exploração Espacial, nomeadamente através da Engenharia Aeroespacial na UA. A palestra tem início às 17h00, no Auditório da Reitoria da UA. A entrada é livre.

A Exploração Espacial é uma área com forte desenvolvimento e em grande expansão. Para que este avanço ocorra, a formação especializada é fundamental para a constituição de equipas que possam dar o seu contributo na criação de tecnologia e novas soluções.

O evento do próximo dia 13 de junho, em que o astronauta Marcos Pontes vai partilhar a sua experiência de viagem ao espaço, conta com um painel de cinco oradores. São eles, além do convidado especial, Adriano Teixeira, Secretário da Educação de Passo Fundo; Rui Moura, Professor Associado na UA; Pedro Casau, docente e diretor do Mestrado em Engenharia Aeroespacial da UA; e Maria Neto, embaixadora "Astronauta por um dia" e aluna de Engenharia Aeroespacial. A abertura do evento conta com a presença de Artur Silva, Vice-Reitor da UA, e a moderação da conversa será assegurada por Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, participou na “Missão Centenário”, em homenagem às comemorações dos 100 anos do voo de Santos Dumont. Em 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com um conjunto de experiências científicas para realizar em ambiente de microgravidade. Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, é atualmente senador por São Paulo e acredita no desenvolvimento do país através da educação e da inovação.

A palestra “A importância da tecnologia e da formação para a Exploração Espacial” acontece no âmbito do programa do 2º Seminário Luso Brasileiro de Educação e Tecnologia, que iniciou a 11 de junho e decorre até 14 de junho.

Festa Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.