Num ano especial para a Vista Alegre, que está a celebrar 200 anos de vida, também a festa anual em honra da padroeira da fábrica – Nossa Senhora da Penha de França –assume um caráter especial. Aquela que também é designada por Festa da Vista Alegre, vai decorrer entre 3 e 7 de julho, com um vasto programa recreativo, cultural, desportivo e religioso, que terá como ponto alto o dia 6 de julho. Nesse dia, pelas 17h30, será inaugurado pelo Primeiro-ministro, Luís Montenegro, um Monumento Comemorativo dos 200 anos, no Largo da Fábrica que perpetuará os dois séculos de história da empresa fundada em 1824, por José Ferreira Pinto Basto e que desde 2009 integra o universo do Grupo Visabeira.
Para que a data fique ainda mais na memória dos milhares que estarão na festa, no palco pelas 22h00 atuará a consagrada fadista Carminho que celebrará, com as suas canções, o aniversário da Vista Alegre. Os concertos não ficam por aqui, já que na noite anterior, sexta-feira, 5 de julho, Carlão estará nas festas para um espetáculo musical. Ambos os concertos têm entrada livre.
Na componente religiosa, no domingo, 7 de julho, às 11 horas será celebrada Missa na Capela da Vista Alegre, em honra de Nossa Senhora da Penha de França e às 17 horas decorrerá a Procissão que vai percorrer as ruas da fábrica e do Bairro Operário, acompanhada pela Banda Filarmónica de Ílhavo e pela Banda Filarmónica Gafanhense.
De sublinhar que nos dias de festa haverá a apresentação de livros relativos à vida e ao percurso da Vista Alegre, exposições diversas, peças de teatro, animação infantil, oficinas criativas, visitas ao Museu e à Capela da Vista Alegre, animação com espetáculos musicais e o tradicional arraial popular com tasquinhas de comes e bebes.