O tempo ajudou e o mar também esteve de feição. O primeiro dia do Miss Quebramar Cup, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, ficou marcado pela vertente social. Cerca de 30 crianças e jovens do CASCI e do Lar do Divino Salvador (este último, é uma resposta social do Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo), tiveram a oportunidade de sentir na pele a sensação de deslizar numa onda. A Associação de Surf de Aveiro, entidade responsável pela organização deste campeonato de surf, não abdica desta componente social – no sábado e domingo, as experiências de surf destinam-se à população em geral -, nem da vertente de edução ambiental. Em parceria com o Movimento Não Lixes, o Miss Quebramar Cup volta a ficar marcado pelas ações de sensibilização, alertando para a importância de manter as praias e os oceanos limpos.
Quanto à competição propriamente dita, este primeiro dia ficou marcado pela prova de qualificação. “É algo que não costuma acontecer nas outras competições a nível nacional, mas nós fazemos para dar oportunidade às surfistas mais novas. A que ganha a prova entra no quadro principal”, explicou Vasco Ramalheira, da organização. Madalena Guerreiro, jovem surfista da Associação Onda do Norte, de Matosinhos, foi a grande vencedora da prova de qualificação, inscrevendo, assim, o seu nome no convite oferecido pela organização para integrar o quadro principal do Campeonato Nacional de Surf Feminino 2024, que se começa a disputar este sábado.
A competição acontece, este ano, um pouco mais cedo do que é habitual - agosto tem sido o mês de eleição para a realização da prova – por causa dos Jogos Olímpicos. Em prova vão estar, ao longo de sábado e domingo, cerca de 40 atletas.
Importa lembrar que esta edição tem uma relevância especial. “São 20 anos ininterruptos de campeonato de surf feminino aqui na região”, destaca Vasco Ramalheira, congratulando-se com o facto de a Associação de Surf de Aveiro estar a contribuir, e em grande medida, para o crescimento do surf feminino em Portugal. “Em 2020 e agora também em 2024, a Yolanda Sequeira e a Teresa Bonvalot irão estar a representar Portugal nos jogos Olímpicos. Elas que foram campeãs nacionais na Costa Nova duas vezes”, realçou.
