AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Câmara de Ílhavo apresenta projeto para novo parque urbano da Boca da Barra

Sociedade

Numa manhã marcada pela inauguração de várias obras de reabilitação de espaços de lazer e desporto no concelho, bem como do novo passadiço sobre a Ria na Praia da Barra, a câmara de Ílhavo apresentou, nas instalações dos Pilotos, o projeto para o novo parque urbano da Boca da Barra, da autoria do arquiteto Ricardo Vieira de Melo.

O novo parque urbano vai ocupar uma área de praticamente três hectares, limitada, a poente, pelas piscinas do Hotel da Barra, a nascente, pela pérgula da antiga ponte, a sul, pela avenida Infante D. Henrique e, finalmente, a Norte, pelo passeio marginal que acompanha o canal. Em face das características do local, e de forma a garantir todas as condições de segurança e conforto para os utilizadores, várias preocupações foram tidas em conta: o “alargamento do passeio pedonal e ciclável – passa dos atuais 4 metros para 9 metros de largura”, “a construção de estruturas de apoio sobre estacas, para assegurar a permeabilidade dos solos” e a “instalação de iluminação rasteira que não perturbe a operação portuária” são exemplos dos cuidados que Ricardo Vieira de Melo e a sua equipa tiveram na conceção deste projeto. 

No que concerne a lugares de estacionamento, além dos 250 já existentes, serão criados 91 lugares para viaturas ligeiras, 13 para autocaravanas e 10 para autocarros. Além do polidesportivo e do skate park já existentes, o plano contempla também a criação um parque infantil, uma zona de descanso e vários corredores de circulação perpendiculares ao canal, não só para permitir o acesso a viaturas de manutenção das margens, mas também para conforto dos utilizadores. 

De acordo com João Semedo, vereador da câmara de Ílhavo, “o grande objetivo deste projeto é criar uma zona verde, com vários tipos de vegetação, para usufruto da comunidade e de todos quantos visitam a Praia da Barra”. “Esta zona estava esquecida há vários anos. Entendemos que era altura de pensar sobre ela e sobre as valências que lhe poderíamos associar”, descreveu o autarca. “[O parque urbano da Boca da Barra] será o principal cartão de visita para todas as embarcações que entrarem na nossa barra, desde os grandes navios às embarcações de recreio”, atestou o vereador, dando nota dos trabalhos de remoção de um cabo aéreo entre o Forte e a Praia da Barra que a autarquia tem em curso com vista a permitir o acesso à navegação a veleiros de outra dimensão e, assim, promover o turismo de vocação náutica.

Uma vez concluída a empreitada, o parque deverá ser batizado com o nome do engenheiro que, a par de Reinaldo Oudinot – já homenageado no jardim do Forte da Barra onde, entre outros eventos, decorre todos os anos o Festival do Bacalhau –, foi responsável pela obra de abertura e fixação da barra de Aveiro, em 1808: Luís Gomes de Carvalho. A ideia terá partido do Porto de Aveiro: “É com muito gosto que a Administração do Porto de Aveiro disponibiliza estes terrenos e apoia esta obra de requalificação deste espaço, salvaguardando sempre as funções portuárias”, reparou Eduardo Feio, presidente da estrutura portuária. 

Além do parque urbano da Malhada, na cidade de Ílhavo, e deste novo parque urbano da Boca da Barra, a autarquia ainda tem inscrito no Plano Diretor Municipal um parque urbano na Vista Alegre, esse ainda em “estado embrionário”.

FLO Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.