Foi na escola de música Palco Central que o Diogo Oliveira, Pedro Ruivo, Gabriel Gama e Afonso das Neves se juntaram, mais ou menos por acaso, numa banda que é conhecida por SIGRA. Mais ou menos por acaso, também, foram construindo músicas originais por entre as covers e as audições, chegando a 12 músicas que constroem o álbum “Aprocheguem-se”. O lançamento está marcado para esta quarta-feira, dia 7 de agosto, nas plataformas de streaming.
Os SIGRA existem desde 2019 e começaram com um erro. Um dos cabos usados para auxiliar o trajeto das pequenas embarcações pela ria de Aveiro é a “sirga”. Era esse o nome. Mas como aprender é, também, errar, por acidente ficou SIGRA. E assim se manteve, unindo o futuro ao erro inicial de toda a aprendizagem, simbolizando o otimismo e o reconhecimento do apoio de muito boa gente é que permite a existência de SIGRA. Com inspiração tão vasta do funk, ao metal progressivo, os SIGRA mantêm-se fiéis à persistência, à amizade e, principalmente, à música.
Em 2024, venceram o primeiro Concurso de Bandas da Câmara Municipal de Ílhavo e por isso vão atuar no Festival do Bacalhau na Gafanha da Nazaré, onde contam tocar todas as 12 músicas originais do álbum, com mais algumas surpresas.