António Costa Valente integra o júri “Europa Cinemas” do Giornate degli Autori da “81.ª Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica” da Bienal de Veneza.
Curador da programação cinematográfica da Plano Obrigatório em “Os Filmes das Nossas terças”, no Teatro Aveirense, António Costa Valente tem desenvolvido projetos de investigação na área da programação cinematográfica, integrando o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, onde é docente.
Dirigindo o Festival de Cinema AVANCA que em 2025 terá a sua 29ª edição, tem vindo a produzir e realizar filmes no âmbito do Cine Clube de Avanca.
O selo “Europa Cinemas” é atribuído a filmes produzidos e coproduzidos na Europa. Criado por uma rede de exibidores europeus, com o apoio do Programa MEDIA da UE, o prémio é monetário e destinado à distribuição e promoção do filme vencedor, juntamente com a sua exibição nos cinemas pertencentes à rede “Europa Cinemas”.
Apoiada desde a sua criação pela Comissão Europeia (Programa Europa Criativa / MEDIA) e pelo CNC (França), a Europa Cinemas é a primeira cadeia de cinemas focada nos filmes europeus. Criada em 1992 por iniciativa de um grupo de trinta exibidores de cinema, tornou-se em 30 anos uma cadeia de 1.263 cinemas e 3.121 salas em 39 países.
O júri “Europa Cinemas” é ainda constituído pelos programadores Daira Āboliņa (Splendid Palace, Riga, Letónia), Andrea Porta (Cinema Teatro Nuovo, Varese, Itália) e Jana Trnková (Kino Světozor, Prague, República Checa).
Sendo o mais antigo dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Festival de Cinema de Veneza inicia-se esta quarta-feira, 28 de agosto, e decorre até 7 de setembro, altura em que será divulgado o vencedor do prémio “Europa Cinemas”.