AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

José Pedro Castanheira apresenta “À Descoberta das Ilhas Selvagens” no CVCN

Literatura

 

O jornalista José Pedro Castanheira vai estar no Clube de Vela da Costa Nova (CVCN), este sábado, pelas 18h00, para apresentar o seu mais recente livro, “À Descoberta das Ilhas Selvagens”. Trata-se do Diário de Bordo de uma incursão às quase desconhecidas Selvagens, da autoria do escriba-mor de Volta aos Açores em Quinze Dias, também editado pela Tinta-da-china e que foi distinguido em 2023 com o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores.

“Cinco marinheiros amadores, que já tinham ensaiado uma volta aos Açores em duas semanas, voltaram ao mar. [...] Destino escolhido: a ilha da Madeira e territórios adjacentes. Objetivo último: alcançar as longínquas ilhas Selvagens, uma reserva natural que se situa muito mais próxima das Canárias do que da Madeira e que suscitou uma histórica disputa entre Portugal e Espanha. Uma viagem planeada ao milímetro para tentar escapar das arremetidas violentas das orcas que ao longo da costa ibérica brincam perigosamente com os lemes dos veleiros pequenos, mas que sucessivas e inesperadas intempéries obrigaram a reprogramar várias vezes”, é referido no texto de apresentação do livro (preço de capa: 14,90 euros).

José Pedro Castanheira é jornalista profissional desde 1974 e, durante 28 anos, trabalhou no Expresso. Tem-se dedicado à grande reportagem e ao jornalismo de investigação, e ganhou alguns dos mais prestigiados galardões atribuídos em Portugal. É autor de uma dezena de livros, nomeadamente “Quem Mandou Matar Amílcar Cabral?” (1995, editado também em Itália e França); “Os Dias Loucos do PREC” (com Adelino Gomes, 2006); e “Jorge Sampaio: Uma biografia” (2 vols., 2012/2017), entre outros.

A sessão que irá promover, este sábado, no município de Ílhavo insere-se no âmbito do programa da Regata das 4 Horas da Costa Nova.

FLO Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.