“Rostos de Liberdade” é o tema da nova edição do Concurso de Fotografia do Município de Ovar, integrado nas comemorações do Mês Sénior. Uma homenagem aos que viram Abril florir, mas, sobretudo, um repto para que a idade não seja uma barreira à liberdade. Os interessados, maiores de 16 anos obrigatoriamente, podem candidatar as suas fotografias, até 30 de setembro. Todas as fotografias admitidas a concurso serão integradas numa exposição que estará patente, de 18 de outubro a 22 de novembro, no Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega e no Centro Comercial Vida Ovar.
No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, o tema era incontornável. Como explica Ana Cunha, vereadora com as Competências do Desenvolvimento Social, “os seniores de hoje foram os grandes protagonistas da revolução e os grandes obreiros daquelas que foram as conquistas de Abril”. A escolha deste tema é por isso uma homenagem, mas, ao mesmo tempo, um desafio. “A mensagem que queremos transmitir é que a idade não pode ser uma barreira para viver de forma ativa, realizada, feliz e livre”, destaca a autarca.
A criatividade e as artes são assim a janela aberta para despertar o interesse da população para temas cruciais, como é a longevidade. “No primeiro nível estamos a valorizar os percursos de vida dos seniores, elevando a sua autoestima e contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável e, num segundo nível, procuramos sensibilizar toda a comunidade para a importância da valorização do papel dos idosos na sociedade”.
Pela primeira vez, o concurso tem duas modalidades totalmente autónomas. No Facebook da Câmara Municipal de Ovar, decorrem de 1 a 11 de outubro. Bastará, para isso, a cada utilizador, colocar um “gosto” ou “adoro”, na respetiva fotografia. Paralelamente, as fotografias serão avaliadas por um júri que irá anunciar o vencedor no dia 17 de outubro, na página do Facebook da Câmara Municipal de Ovar. O prémio será entregue no dia seguinte, na inauguração da exposição, no Museu Escolar Oliveira Lopes.