O museu Fábrica da História - Arroz abre as portas no próximo sábado, dia 14 de setembro, às 17h00, com um programa inaugural que se estende até dia 15, domingo.
Localizado no centro da cidade de Estarreja, perto da estação de caminhos de ferro, foi edificado a partir das ruínas da antiga fábrica de descasque de arroz, a “Hidro-Eléctrica” de Estarreja (que funcionou de 1922 até ao final da década de 80), e após obras de reabilitação e adaptação do edifício que implicou um investimento de 1,2 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de cerca de 800 mil euros. A empreitada promovida pela Câmara Municipal de Estarreja insere-se na regeneração urbana em curso naquela zona da cidade.
Este novo espaço nasce com o objetivo de promover e salvaguardar a herança cultural local e a prática tradicional do cultivo do arroz na Região do Baixo Vouga Lagunar.
No âmbito da festa de inauguração, no sábado, pelas 21h30, na Praça Francisco Barbosa, decorrerá o espetáculo “Cantam Plantadas N’Água”, pelo grupo Segue-me à Capela. No domingo de manhã, há oficinas temáticas e, da parte da tarde, às 16h00, acontece um roteiro temático.