Sob o tema “Missão: Baixar a Temperatura do Planeta”, a Universidade de Aveiro (UA) está a organizar uma iniciativa que pretende pôr à conversa todos aqueles que se interessam pela temática. O evento, que decorre no âmbito do Ciclo de Conversas Ousadia e Liberdade, acontece no próximo dia 25 de setembro, pelas 16h30, na Quinta do Comandante. A entrada é livre.
As preocupações em torno das alterações climáticas são globais e têm impactos na saúde humana, financeira, social e ambiental. No âmbito das comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro, a academia aveirense está a organizar uma conversa que pretende discutir qual a missão e a capacidade de intervenção de uma instituição de ensino superior na conquista, mobilização e manutenção das várias dimensões da sustentabilidade.
Esta conversa é aberta a todos os interessados e vai contar com as intervenções dos especialistas João Almeida, investigador na unidade Governação, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Carlos Borrego, professor emérito da Universidade de Aveiro e especialista na área dos problemas ambientais, e Susana Xará, Consultora na Comissão Europeia, HaDEA - Agência Executiva de Saúde e Digital, na unidade de Indústria, setor de Matérias-Primas. A conversa terá como desafiador o professor Casimiro Pio.
O evento vai decorrer na Quinta do Comandante, junto ao Campus da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), e é precedido de um percurso pedestre, previsto para as 17h30. A Universidade de Aveiro assegura o transporte, gratuito mediante inscrição, desde o Campus de Santiago até à Quinta do Comandante.