O projeto Ecogres 4.0, do grupo Costa Nova Industria, está em fase de votação pública para o prémio Regiostars 2024 e tem a oportunidade de se tornar o projeto mais sustentável da Europa. A votação está aberta até ao dia 9 de outubro “e o apoio de todos é essencial para alcançarmos este reconhecimento europeu. Este seria um feito significativo não só para a nossa empresa, mas também para Aveiro e para o país. Votar neste projeto significa dar visibilidade àquilo que melhor se faz em Portugal”, destaca a administração da empresa.
Desde a sua criação em 2008, o Regiostars tornou-se um selo de excelência para projetos financiados pela União Europeia que demonstram impacto positivo e promovem a inclusão no desenvolvimento regional – em 2018, a região conseguiu subir ao pódio, através do projeto do Museu da Vista Alegre.
Este ano, o júri avaliou um número recorde de candidaturas - 262 no total - e selecionou apenas 25 finalistas. Entre eles, o Ecogres 4.0 orgulha-se de ser o único projeto português na categoria "Uma Europa Verde - A transição ecológica como fator de desenvolvimento regional".
Carlos Pinto, diretor fabril do grupo, afirma que esta nomeação é “o reconhecimento, por parte dos peritos da União Europeia, do impacto e da inovação que a fábrica Ecogres – Cerâmica Ecológica tem no setor. Este projeto é pioneiro e um exemplo concreto na área da sustentabilidade”.
A votação pode ser feita através deste link: https://ec.europa.eu/regional_policy/projects/regio-stars-awards_en.