Chama-se Álvaro Nunes mas, para muitos, é apenas o Álvaro, esse amante incondicional de basquetebol, adepto ferrenho do Illiabum Clube. Tão ferrenho que já percorreu Portugal de lés-a-lés só para ver os atletas vestidos de amarelo e púrpura jogar. O Álvaro tem um sonho do tamanho de um livro. Este sábado vai, finalmente, concretizá-lo. “Do outro lado do jogo. Na bancada” é lançado no próximo sábado, pelas 16h00, no Museu Marítimo de Ílhavo. Todos estão convidados.
Acima de tudo, este é um livro de memórias de quem tem batido palmas e chorado ao ver o seu clube jogar, com referência às grandes conquistas – com algumas derrotas pelo meio – do seu clube do coração.
“O Álvaro é um fervoroso adepto do histórico Illiabum Clube. Ele é a personificação da alma vibrante que dá vida ao desporto. As suas limitações psicomotoras não são barreiras para comunicar, ou para se deslocar, mas pontes que ele cruza com a determinação de um verdadeiro campeão. Pedalando a sua bicicleta, ele percorre quilómetros para chegar a Aveiro e outros locais, movido pela paixão inabalável pelo basquetebol”, escreve Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa Basquetebol, no prefácio do livro.
“Figuras como o Álvaro desempenham um papel vital na modalidade, porque são elementos aglutinadores, fundindo-se com o tecido do basquetebol e elevando-o para além do simples desporto. A sua genuína presença une corações e fortalece os laços que tornam o basquetebol uma experiência única e inesquecível”, acrescenta.
Já Rui Dias, vice-presidente da federação, reconhece “a sua lealdade de aço, a sua determinação ilimitada, a sua memória inesgotável, a tenacidade com que se bate todos os dias contra a adversidade. E o quanto sofreu ao longo de muitos anos para ver surgir nas suas e nossas mãos, finalmente, esta obra que arriscou sonhar”.
A apresentação do próximo sábado irá contar com a participação do autor, assim como de Bruno Bizarro, presidente do Illiabum Clube, Rui Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e Bruno Fangueiro, presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro. A conversa irá ser conduzida por Maria José Santana, diretora da Aveiro Mag.