O município de Ovar volta a dedicar o mês de outubro aos seniores. Com mais de 30 iniciativas espalhadas pelo concelho, a ação pretende estimular o convívio e o envelhecimento ativo, mas também pôr a longevidade na ordem do dia. Em 2024, o Mês Sénior é dedicado ao tema “Rostos de Liberdade”, uma homenagem a Abril e àqueles que o viveram, mas, sobretudo, com uma forte mensagem entrelinhas: A idade não pode limitar a liberdade de viver.
Em articulação com uma rede de 11 parceiros, o município de Ovar propõe um programa diversificado e descentralizado que quer criar valor e memória. Um dos momentos altos foi o Convívio Sénior Municipal que se realizou no dia 27, mas há muito mais, desde cinema ao ar livre, a atividades desportivas e de lazer, à esperada noite de fados e às sempre divertidas matinés dançantes… a garantia é só uma: o Mês Sénior faz bem ao corpo e à alma.
“Com este programa queremos impactar de forma positiva os seniores do município de Ovar, proporcionando-lhes momentos de convívio e bem-estar, mitigando casos de isolamento social e promovendo um envelhecimento ativo e saudável”, destaca Ana Cunha, Vereadora com as competências do Desenvolvimento Social, acrescentando que o Mês Sénior, refletindo o trabalho em permanência do Município e da Rede Social, quer também “sensibilizar a população para a importância da valorização do papel dos seniores na comunidade”.