O impacto mundial da carreira dos cientistas foi recentemente atualizado no estudo anual coordenado por John Ioannidis, da Universidade de Stanford (EUA), baseado nas métricas de citação da base de dados Elsevier Scopus, no final do ano de 2023. Da lista dos cientistas mais influentes ao longo da carreira, 65 são da Universidade de Aveiro (UA). O mesmo trabalho revela também o nome dos cientistas mais citados apenas durante 2023. Da UA são 86.
O número de citações permite avaliar o impacto e influência consolidada de um determinado cientista ou instituição no progresso do conhecimento científico. Este estudo recentemente atualizado pela Universidade de Stanford baseia-se em métricas de citação padronizadas mais precisas, com o propósito de combater os abusos da autocitação, e avalia minuciosamente o impacto da carreira dos cientistas.
O estudo apresenta duas listas, que distinguem os cientistas que apresentam o melhor desempenho, tendo em conta a influência e impacto alcançados na sua área científica ao longo da carreira e apenas no ano 2023. Os cientistas foram avaliados em 22 áreas (scientific fields) e 174 disciplinas científicas (sub-fields).
De entre os 217.097 cientistas listados como os mais influentes ao longo da carreira, 65 pertencem à UA, mais cinco que o ano passado. Já os 86 cientistas desta academia com maior impacto em 2023, mais sete que em 2022, integram uma lista de 223.152.
A primeira versão da lista, com a identificação dos cientistas mais citados a nível mundial que integram o top 2% das respetivas áreas científicas, data de 2019. Nesse ano, 34 cientistas da UA estavam na lista dos mais influentes ao longo da sua carreira e 55 no ano de 2019.