O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, recebe, de 13 de outubro a 31 de dezembro, uma exposição de miniaturas de barcos, em madeira, do artesão murtoseiro João Felício.
A mostra, integrada no ciclo de exposições temporárias do espaço museológico, será inaugurada, oficialmente, no dia 13 de outubro, pelas 16h00. A entrada é livre.
João Carlos Vieira Felício nasceu no lugar do Ribeiro, na Murtosa, no dia 14 de agosto de 1955. Depois de concluir o ensino primário, foi trabalhar para a pesca, na ria, acompanhando o seu pai.
Aos 17 anos embarcou pela primeira vez num navio bacalhoeiro, tendo andado na pesca longínqua durante cerca de 6 anos.
Emigrou, em 1980, para os Estados Unidos da América, onde trabalhou, durante mais de três décadas, na construção civil. Regressou à sua terra natal, tendo-se estabelecido no lugar de Santo Estevão, onde reside.
O gosto pela arte de construção de miniaturas de embarcações acompanhou-o desde tenra idade, assim como a paixão pela pesca, pelo mar e pela ria. Autodidata, foi aperfeiçoando a sua técnica, estudando as caraterísticas de cada barco, com recurso a livros da especialidade, por forma a produzir, com fidelidade, réplicas em miniatura das embarcações originais.