A música coral de Aveiro está em festa depois de conquistar três prémios internacionais no último sábado, 5 de outubro. Os coros de Santa Joana e Corisco d’Aveiro participaram do 5º Festival e Concurso Internacional de Coros da Beira Interior, concorrendo com corais da Hungria, Estônia, Romênia, Portugal e Alemanha, nas categorias de coro misto e folclore.
O Coro de Santa Joana, fundado em 1995, obteve uma medalha de prata na categoria “Coro Misto”, além de trazer para casa também um prémio especial para sua maestra Alice Boavista.
Já o inovador Corisco d’Aveiro, com apenas dois meses de existência e dirigido pela maestra Patrícia Costa na Oficina de Música de Aveiro, garantiu a medalha de ouro na categoria “Folclore” para Portugal. O Corisco d’Aveiro é uma proposta pedagógica que reúne cantores adultos, ainda inexperientes, com o desafio de cantar música vocal a cappella. O concurso marcou a primeira participação da maioria dos seus integrantes em um festival de coros.
Além da medalha de ouro, o Corisco d’Aveiro também recebeu o prestigioso convite do júri internacional para se apresentar no Grande Concerto de Encerramento do evento, realizado no Salão de Ouro do Hotel Alambique no município de Fundão.