Resultante de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV), o edifício da Antiga Capitania recebe, nos dias 22 e 23 de novembro, a 18 ª edição das Jornadas de História Local e de Património Documental.
As Jornadas de História Local e Património Documental, evento de referência anual, realizam-se com o propósito de promover o conhecimento e o aprofundamento das investigações, com rigor científico, relativas à história, à cultura e ao património aveirense.
Num ano em que a cidade de Aveiro celebra a cultura, a temática das Jornadas está baseada nos quatro eixos que estruturam toda a programação da Capital Portuguesa da Cultura: Cultura e Identidade; Cultura e Democracia; Cultura e Sustentabilidade; Cultura e Tecnologia.
Assim a temática das XVIII Jornadas de História Local e Património Documental, este ano, é subordinada ao tema “Aveiro 2024: os temas na História”.
Neste contexto pretende-se que as comunicações deste evento transmitam ao público participante um conjunto de conhecimentos relevantes sobre os temas abordados, recorrendo a reflexões de especialistas de distintas áreas do conhecimento, de abrangência local e nacional, com o intuito de favorecer a construção do saber e de se valorizar a cultura do, e no, nosso território.
No dia 22, os trabalhos desenvolvem-se das 09h30 às 18h00, e, no dia 23, pelas 10h00, haverá uma visita guiada às instalações da Fábrica da Vista Alegre, um modelo de tradição e inovação tecnológica.
As inscrições para a participação nas jornadas estão abertas até ao dia 20 de novembro.
Do programa consta, ainda, o lançamento do número 5 da revista “Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro”. Esta publicação que tem como objetivo promover o conhecimento e desenvolver a cultura como fator distintivo da cidade, do município e da região de Aveiro.