O IVV – Instituto do Vinha e da Vinha de Águeda prepara-se para receber a estreia de Furo Lento, a nova criação de Rui Paixão. Acontece nos próximos dias 22 e 23, às 18h30.
Furo Lento “é um western distópico que sugere um olhar não otimista do futuro.
Nesta eco-ficção, Rui Paixão usa o teatro físico e o circo para criar um espetáculo sobre a futura inabitabilidade do planeta e a ideia obscena de colonização espacial”, refere a sinopse do espetáculo.
Esta nova criação de Rui Paixão é coproduzida pelo Município de Águeda, Casa da Criatividade de São João da Madeira, Município de Pombal, Município de Seia e Teatro Viriato.
Natural de Santa Maria da Feira, Rui Paixão formou-se em teatro na ACE no Porto (2011-2014). Desenvolve um trabalho de investigação e experimentação de novas possibilidades para a linguagem do clown, do teatro físico e do novo circo com o foco na criação artística para o espaço público. Destaque para a sua participação no festival Leme como artista apoiado onde estreou Albano (2021) e a integração como criador original no Cirque du Soleil (2019/2020) que o fez viver na China durante mais de um ano.