Boas Festas em Aveiro
Aveiro celebra o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho com o convite para que todos usufruam de uma “cidade revestida de instalações de luz”, que irão desde a Grande Árvore de Natal, na Fonte Nova, à Estrela do Natal, no Rossio.
Fará também parte desta oferta uma programação cultural que a autarquia aveirense classifica de “forte e intensa”, presente em vários equipamentos culturais da cidade e em espaços culturais das várias freguesias do concelho.
Já no próximo dia 1, pelas 17.30 horas, terá lugar o tradicional desfile de Pais Natal em barcos moliceiros, da Capitania ao Cais da Fonte Nova, seguido da ligação da iluminação de Natal e de um espetáculo multimédia e pirotécnico.
Outros eventos que terão lugar são: a Oficina do Pai Natal, no Mercado do Peixe; concertos de Boas Festas; artes de rua; espetáculos para famílias, a celebração da Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho.
Vagos: Pai Natal chega com o Mickey e a Minnie
Vagos prepara-se para um mês pleno de espírito natalício, com a realização de várias iniciativas.
Logo no início de dezembro, será ligada a iluminação de Natal, emprestando um especial colorido ao Largo da Biblioteca Municipal João Grave, às Praças da Corredoura e da República, ao Museu do Brincar, às rotundas da vila e ao Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira.
Entre os dias 9 e 13, o único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai ao encontro das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, levando-lhes uma prendinha didática.
A partir do dia 14, terá início o evento “Vagos, o Nosso Natal”, o ex-libris das comemorações natalícias vaguenses. A abertura do evento ficará marcada pela chegada do Pai Natal, que se fará acompanhar pelo Mickey, pela Minnie e pela mascote do Museu do Brincar, o Biskinho. O desfile será encabeçado pela Banda Vaguense, com guarda de honra dos pais natais motorizados dos Bombeiros Voluntários de Vagos, percorrendo as três praças da vila, onde o evento estará centralizado. Logo no primeiro dia, o grande destaque vai para o concerto da Banda Vaguense, a partir das 21 horas.
A Casa do Pai Natal estará aberta a todos no Museu do Brincar e, ao longo dos 15 dias do evento, haverá concertos, espetáculos, animação de rua, pinturas faciais, teatro, artesanato, histórias à fogueira, um mega carrossel na Praça da Corredoura e outro na Praça da República.
Nos dias 16 e 17, terá lugar a oficina de artes “É Natal”, a oficina de teatro “Diverte-te”, o teatro interativo “Falta uma peça”, a peça teatral “Por Favor! Ajuda!”, e a dança interativa “Ou é ou Noel”.
No dia 18, o destaque vai para duas apresentações do Somnium Circus – Especial Natal, numa performance circense que promete não deixar ninguém indiferente.
No dia 19, as pinturas faciais farão as delícias dos mais pequenos. Também neste dia terão lugar as celebrações do IX aniversário da Biblioteca Municipal, com o contador de histórias Rodolfo Castro, a música de Nuno Cipriano, e a presença da artista plástica Edna Larião.
O dia 21 será aproveitado para uma sessão de cinema de Natal, no auditório do Centro de Educação e Recreio, tendo como ponto forte o concerto do Coral de Santa Cecília de Calvão.
No dia 22, Edna Larião será a protagonista da atividade “Retrata o teu Natal”. Terá, também, lugar um concerto com o Grupo Coral São Salvador, de Covão do Lobo, e uma atuação da escola de música “Música Convida”, de Ponte de Vagos.
No dia seguinte, o destaque vai para a atuação da Escola de Música da Filarmónica Vaguense e, na véspera de Natal, haverá teatro, dança e pinturas faciais (tal como no dia 26).
No dia 27, voltarão os destaques, com a atuação de Zé Mágico, interpretando o espetáculo “nem eu sei como fiz isto!”. No dia seguinte, atuará a Escola de Música de Calvão e terá lugar um concerto com o vencedor do programa “The Voice Portugal”, Gustavo Reinas.
“Vagos, o Nosso Natal” despedir-se-á com a performance de fogo “Christmas Fire”, no dia 29.
A magia do "Natalim" volta a encher Estarreja de cor
O “Natalim – um mundo de sonhos que não tem fim”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, convida as famílias a viverem momentos inesquecíveis e a renderem-se aos encantos desta quadra. De 1 a 29 de dezembro, iluminações, concertos, passeios de pónei, espetáculos de rua, circo, contos, e muito mais prometem encher a Praça Francisco Barbosa de sonhos, de desejos e de luz.
A partir do dia 1 de dezembro, dia da abertura do evento, não haverá volta a dar. Com a inauguração das iluminações natalícias, - que manter-se-ão ligadas até ao Dia de Reis, 6 de janeiro -, e a atuação do Coro de Natal com a presença de mais de uma centena de pequenos cantores das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, e ainda com a “Chegada do Pai Natal”, a partir das 18h, é oficialmente Natal em Estarreja.
Ílhavo: Vale de Ílhavo transforma-se em Aldeia do Natal
O município prepara-se para iniciar o programa “Natal em Ílhavo”, com circo contemporâneo, concertos, teatro, mercadinhos de Natal e espírito de solidariedade.
Entre os próximos dias 5 e 8, realiza-se o “Leme – Festival de Circo Contemporâneo”, com 54 sessões públicas e 20 espetáculos, reunindo 70 artistas de 13 países, em vários espaços do município.
De 10 a 12 e de 17 a 19, terão lugar os “Concertos no Natal”, de música erudita, com artistas de renome nacional e internacional, nas seis igrejas matrizes do concelho.
O espetáculo de teatro musical “O Brilho da Liberdade”, dirigido às crianças e famílias, está agendado para dia 12, na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes podem ser adquiridos em ílhavo.bol.pt, na Casa da Cultura de Ílhavo ou na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
“Vale de Ílhavo, Aldeia do Natal” chegará no dia 28 de dezembro, com acesso gratuito. A iniciativa convida a viver o espírito natalício num ambiente rural. O programa para este dia incluirá música, teatro e um concurso de grinaldas de Natal sustentáveis.
Em vários locais do município estão previstos mercadinhos de Natal: de 6 a 8 de dezembro, no Largo da Igreja da Gafanha da Encarnação; de 13 a 15 de dezembro, na Praia da Barra; e de 20 a 22 de dezembro, no Mercado Municipal de Ílhavo.
No dia 24, Ílhavo despertará o espírito solidário com a iniciativa “Por um Natal Mais Próximo”. Nessa manhã, um grupo de voluntários visitará os seniores que passarão a ceia de Natal sozinhos, oferecendo-lhes um cabaz e proporcionando-lhes “um pequeno momento de conforto, alegria e convívio”, explica a autarquia ilhavense.
Para iniciar 2025 “com muita energia, saúde e sorte”, irá realizar-se, na manhã de 1 de janeiro, o tradicional Banho do Ano, na Praia da Barra, dinamizado pela Associação dos Amigos da Praia da Barra.
Santa Maria da Feira: Perlim vai ter uma Parada Mágica
Santa Maria da Feira também se prepara para viver esta que é uma das épocas mais especiais do ano. Com um programa de iniciativas que se desenrola até dia 6 de janeiro, tem no Perlim o seu evento âncora. Na edição deste ano, o parque temático de Natal promete voltar a transportar os visitantes para “um mundo de sonho e magia”. Há, ainda, uma novidade: a Parada Mágica. Todos os sábados e domingos, ao final da manhã, os habitantes de Perlim surpreenderão, ao lado do Pai Natal, os visitantes pelas ruas da cidade.
O Mercado de Natal, no centro da cidade, convida a celebrar o espírito desta época, prometendo uma viagem à infância e aos aromas tão característicos desta época. É, também, o local perfeito para encontrar presentes únicos e diferentes.
Albergaria-a-Velha: Pai Natal chega à Praça de Albergaria
O trenó do Pai Natal aterrará, novamente, no Mercado Municipal “A Praça”. Será no dia 14 de dezembro, pelas 15 horas, levando miúdos e graúdos num desfile colorido até à sua casa, na Alameda 5 de Outubro. Ali, o simpático velhinho das barbas brancas abrirá, oficialmente, as portas do parque temático “Lugar das Cores”.
Ainda pelo mesmo município, no dia 7, pelas 21 horas, terá lugar um Circo de Natal para todas as famílias da freguesia e alunos da Escola Básica da Branca. No dia 8, pelas 15 horas, chegará o Pai Natal e, pelas 15.30 horas, haverá nova sessão do Circo de Natal.
Oliveira de Azeméis: Parque Natal reserva várias surpresas
O Parque de La Salette receberá, de 30 de novembro a 5 de janeiro, o Parque Natal, com um carrossel parisiense, a Casa do Pai Natal, um Circo de Natal e um comboio infantil. Haverá, também, espetáculos e animação pelo parque e pela cidade, um Mercado de Natal de oficinas, um escorrega de boias, uma pista de gelo e street food, sendo muitas as surpresas preparadas para os mais pequenos.
Oliveira do Bairro: Bairro Natal é a novidade deste ano
A programação “Um Natal Mais Perto de Si” está de regresso ao concelho de Oliveira do Bairro, entre 1 de dezembro e 5 de janeiro, com atividades e espetáculos gratuitos. A grande novidade para este ano é o Bairro Natal, um espaço localizado na Praça do Município (junto ao edifício da Câmara Municipal), que conta com uma Casa do Pai Natal, um palco, um trenó, um comboio, carrosséis, insufláveis e vários espaços de diversão.
Para além do Bairro Natal, a autarquia promove mais iniciativas em vários pontos do concelho, desde atividades físicas a ateliers de promoção da leitura.
Integrada n’ “Um Natal Mais Perto de Si” está, ainda, a programação do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, que contará com um concerto de Fernando Daniel, no dia 7 de dezembro; um concerto de Natal com coro, dinamizado pelo Círculo de Cultura Municipal da Bairrada, no dia 13; Gospel Collective, no dia 14; “A Rena de Mil Cores”, no dia 15, o Concerto de Natal do Município, no dia 22; e o Concerto de Reis, no dia 5 de janeiro.
Águeda: Boneco de Neve junta-se ao Maior Pai Natal do Mundo
O Maior Pai Natal do Mundo e o menor, as iluminações e a animação de rua fazem de Águeda um palco mágico, com atividades a decorrer até 12 de janeiro. Espaços encantados, iluminações e decorações, animação cultural e desportiva e os famosos guarda-chuvas são algumas das atrações do “Águeda é Natal”.
O Maior Pai Natal do Mundo, que já se tornou um dos ícones do Natal em Águeda, continua a exibir a sua grandeza, conferida pelo Guiness Book of Records, pelos seus cerca de 21 metros de altura e as 250.000 leds que o iluminam. A par deste, Águeda volta a apresentar, no Posto de Turismo (de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14.30 às 20 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 20 horas), a nano estrutura do artista Willard Wigan, que criou um Pai Natal que cabe no buraco de uma agulha e que só pode ser visualizado através de microscópio.
Todos os anos, a decoração das ruas da cidade é diferente. Este ano, uma das grandes novidades é uma instalação em forma de boneco de neve gigante, na alta da cidade, junto à Escola Secundária Marques de Castilho, com o tamanho do Pai Natal.
A Câmara de Águeda continua a apostar no Mercadinho de Natal, com espaços para o artesanato e diversos equipamentos de diversão infantil, bem como uma área de alimentação.
O Salão de Chá do Parque Municipal da Alta Vila exibirá, entre 1 de dezembro e 12 d janeiro, uma exposição de presépios, que poderá ser visitada às sextas-feiras (das 18 às 21 horas), e aos sábados e domingos (das 10 às 20 horas).
A programação natalícia terminará a 12 de janeiro, com uma corrida e caminhada de Reis, pelas 9 horas, com partida do antigo IVV.
Anadia: A Aldeia do Rodolfo tem uma pista de gelo natural
O Parque Urbano de Anadia volta a ser o centro das atividades natalícias, transformando-se na Aldeia do Rodolfo, a mais famosa das renas que puxam o trenó do Pai Natal. As iniciativas terão início no dia 30, pelas 15 horas, com uma Parada de Natal que sairá do Pavilhão Municipal, percorrendo as principais ruas da cidade, até à Aldeia do Rodolfo.
Uma das novidades deste ano é o regresso da pista de gelo natural. A Aldeia do Rodolfo conta, ainda, com um Mercadinho de Natal, onde os visitantes podem adquirir artigos artesanais e algumas das delícias típicas desta quadra. Já na “Globolândia”, onde se encontra a Casa do Pai Natal, realizam-se, todos os dias, espetáculos infantis.
A Aldeia do Rodolfo funciona de segunda a quinta-feira, das 14 às 20 horas; às sextas-feiras, das 14 às 22 horas; aos sábados, das 11 às 22 horas; e aos domingos, das 11 às 20 horas.
A Gala de Natal é outro dos pontos altos desta programação, estando previstas duas sessões: uma a 30 de novembro e outra a 7 de dezembro, pelas 21 horas, no Pavilhão de Desportos de Anadia. Neste evento, as associações culturais do concelho protagonizarão momentos de música, folclore, dança, teatro e poesia, alusivos a esta quadra. A entrada é livre, mediante apresentação de bilhete, que pode ser levantado no Cineteatro Anadia ou no Posto de Turismo da Curia.
O Concerto de Ano Novo, que encerrará a programação natalícia, terá lugar a 11 de janeiro, pelas 21 horas, no Pavilhão de Desportos de Anadia, com a atuação dos grupos corais Stella Maris e da Bairrada, e a Orquestra Ligeira de Anadia. A entrada também é gratuita.