Os Festivais de Outono (FO) fecham com chave de ouro, a 30 de novembro, numa interpretação a que dificilmente se assiste, dado o avultado conjunto de meios a que obriga. Assinalando os 200 anos de 9ª Sinfonia de Beethoven, sobem ao palco do Teatro Aveirense as orquestras Filarmonia das Beiras e Sinfónica do DeCA, o Coro do DeCA, e quatro cantores líricos. A direção será do maestro e professor Luís Carvalho. Mas, antes, a 27, o Duo Amábile convida Inês Araújo para a Igreja das Carmelitas.
O Duo Amábile é formado pela regente de coros e professora Ana Lúcia Gaborim e pelo violonista e compositor Marcelo Fernandes. O duo dedica-se à canção de câmara brasileira, tendo realizado estreias de obras na Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro), memorial da América Latina (São Paulo), e no Festival Internacional de Violão, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
O programa a apresentar no dia 27 de novembro, às 21h30, na Igreja das Carmelitas, em Aveiro, traz canções novecentistas brasileiras, obras tradicionais do violão clássico brasileiro e canções produzidas por Marcelo Fernandes, a convite de poetas brasileiros, tais como Carlos Nejar, Rubênio Marcelo, Raquel Naveira e Delasnieve Daspet. Este concerto contará ainda com a participação da soprano Inês Araújo.
A entrada é livre, condicionada à lotação do espaço.
“A Nona” ao vivo – oportunidade rara!
A 30 de novembro, a partir das 21h30, no Teatro Aveirense, o concerto de encerramento da edição de 2024 dos Festivais de Outono, organizados pela UA, constituirá uma oportunidade rara. Quem conseguiu ingresso, pode congratular-se. Raramente se assiste ao vivo à interpretação 9ª Sinfonia de Beethoven, uma das mais conhecidas composições do repertório ocidental, dada a enorme mobilização de meios, músicos e intérpretes, coro e orquestra, que exige.
A Orquestra Filarmonia das Beiras sobe ao palco, acompanhada pela Orquestra e pelo Coro do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), e por quatro cantores líricos: a soprano Simone Toito, a contralto Rafaela Veiga, e o barítono Tiago Matos e o tenor Pedro Rodrigues.