O espetáculo Coro dos Amantes, uma nova interpretação do primeiro texto para teatro do encenador e dramaturgo Tiago Rodrigues, pelos artistas Cláudia Gaiolas e Tónan Quito, estreia em Aveiro no próximo dia 29 de novembro. A apresentação, que faz parte da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, terá lugar no Teatro Aveirense às 21h30.
Estreada em 2007, Coro dos Amantes é uma peça coral onde um jovem casal conta, a duas vozes, a situação de vida ou morte que está a experienciar quando um deles deixa de poder respirar. Simultaneamente, os dois atores/amantes vão-nos contando versões ligeiramente diferentes dos mesmos acontecimentos, celebrando a força vital do amor quando tudo o resto é posto em causa e quando já não sabemos como proceder com normalidade.
A história desta peça é longa: em 2006, Tiago Rodrigues escreveu a primeira parte para o espetáculo coletivo Urgências, no Teatro Maria Matos; em 2007, acrescentou mais duas partes para o espetáculo Duas Metades, que partilhou com Patrícia Portela, na Culturgest. E em 2021, escreve a última parte, numa versão francesa, estreada no Théâtre de Lorient.
Passados 17 anos, Cláudia Gaiolas – diretora artística das peças de teatro infantis criadas a partir dos livros Antiprincesas, sobre mulheres que marcaram a história – e Tónan Quito – encenador e protagonista da peça Ricardo III, que foi considerado o melhor espetáculo de teatro de 2015 – quiseram saber o que aconteceu àquele casal.