“O que há de mais gigante aqui em Águeda é a alma deste povo, que por natureza gosta de desafios e tem uma capacidade empreendedora que fala por nós”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, na apresentação do Águeda Rali Travocar. A competição está marcada para 7 e 8 de dezembro, com três etapas definidas.
O edil agradeceu o muito público presente nesta sessão, no Centro de Artes de Águeda, que considera demonstrativo do entusiasmo por Águeda voltar a receber uma prova de rali. “Este entusiasmo é uma das razões para estarmos cá”, declarou, sublinhando que Águeda tem “muitos aficionados desta modalidade”.
O Águeda Rali Travocar, que está a pouco mais de duas semanas de distância, tem as inscrições abertas até à próxima quarta-feira e o número de equipas inscritas já vai em meia centena. A prova terá o centro operacional do Rali nas instalações da Travocar (Barrosinhas, Águeda) e a partida está marcada para dia 7 de dezembro, sábado, ao princípio da noite com a dupla passagem na Super-Especial que se disputará nas ruas da zona alta da cidade de Águeda, num percurso de 2,49 quilómetros.
No dia seguinte, 8 de dezembro, domingo, a prova terá uma passagem tripla pelos troços de “Préstimo” (16,61 quilómetros) e “Água Serrana” (8,22 quilómetros). A entrega de prémios, que marcará o final do rali, será junto ao Maior Pai Natal do Mundo.
Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda com o pelouro do Desporto e Turismo, destacou a importância para o concelho de receber esta prova. “Continuamos a investir no Desporto como uma aposta estratégica para a promoção do nosso território”, declarou, acrescentando que “quando a imagem de Águeda aparece traz confiança”.
O momento de apresentação oficial, no Centro das Artes de Águeda, contou com alguns apontamentos que evidenciaram as duas apostas: desportiva e de promoção do território, com a presença de algumas viaturas, mostrando à cidade a primeira ação visível da competição que marcará o regresso das provas de estrada a Águeda.