O espetáculo de dança “Lowlands”, uma criação de Hélder Seabra para a Companhia Instável, vai subir ao palco do Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, este sábado, dia 30, às 21h30.
“Lowlands” designa uma área onde a terra está próxima ou abaixo do nível do mar. Refere-se também à teoria de Freud, que compara a mente a um icebergue — flutua com um sétimo do seu volume acima da água, a única parte visível.
Neste espetáculo para oito intérpretes, Hélder Seabra mergulha abaixo do nível do mar, na “mente inconsciente”, e guia os artistas e o público numa viagem através da “sala de espera mental”, onde os pensamentos permanecem até conseguirem atrair o olhar do consciente. Ressurgem instintos primitivos (desejos, medos, vontades, crenças, ansiedades, entre outros) e impulsos mantidos à distância, não dissimulados pelos maneirismos da etiqueta para adultos. A fisicalidade ligada ao inconsciente torna-se a personagem principal; o corpo o seu recurso.
Num encontro entre pessoas num “espaço vazio”, a procura por uma essência comum poderá facilitar uma visão mais profunda da nossa vida quotidiana e da nossa identidade pessoal e coletiva.