A Universidade de Aveiro criou um curso de um semestre para permitir aos estudantes que não ingressaram no ensino superior, a aquisição um conjunto de competências em ambiente universitário. O Horizonte UA decorre entre 10 de fevereiro e 5 de junho de 2025 com aulas dinâmicas, lecionadas por professores desta academia, e atividades extracurriculares. As candidaturas decorrem até 31 de dezembro.
O Horizonte UA é um curso de formação criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de acordo com o programa "Impulso Jovens STEAM”, que oferece uma formação especializada em pleno ambiente universitário para o desenvolvimento de competências adequadas aos diferentes cursos de UA.
Este curso destina-se a candidatos nacionais a frequentar o 12º ano, por qualquer modalidade de ensino, assim como a candidatos nacionais detentores do Ensino Secundário por qualquer modalidade de ensino, sem frequência do Ensino Superior.
O curso decorre ao longo de um semestre, estando previsto realizar-se este ano letivo de 10 de fevereiro a 5 de junho.
Os estudantes que venham a frequentar o Horizonte UA podem esperar aulas dinâmicas com professores desta universidade, atividades extracurriculares para potencializar habilidades e fomentar o espírito de grupo, interação com outros estudantes da UA e fruição dos diferentes espaços do campus.
O valor da propina é de 420 euros, podendo os estudantes usufruir de duas tipologias de bolsas: i) Bolsa Impulso Jovem (CTEAM UA) – financiada a 100%. Para usufruir desta bolsa, a instituição de ensino do candidato terá de constar da lista de entidades com protocolo com UA neste âmbito; ou Bolsa Impulso Jovem (CTEAM UA) – financiada a 50%. Para usufruir desta bolsa, o candidato deverá estar a frequentar o ensino secundário, mesmo que a instituição de ensino não tenha protocolo com a UA; ii) Bolsa Impulso Jovem (Bolsa Preparação UA) – financiada a 100%. Para usufruir desta bolsa, o candidato deverá ser detentor do ensino secundário completo.
O processo de atribuição das bolsas é independente do processo de matrícula e do pagamento das propinas devidas, estando o recebimento da bolsa condicionado à conclusão com aproveitamento do curso.