Ria Viva sucede à Polis Litoral Ria de Aveiro, integrando o município de Anadia e alargando a sua esfera de ação à Pateira de Fermentelos, à frente atlântica e aos rios Vouga, Águeda, Cértima e Levira. Esta semana, o Conselho Intermunicipal da CIRA congratulou-se pela aprovação deste programa que tem agora cerca de 90 milhões de euros para investir em obras de qualificação e valorização.
A um mês de terminar o ano e, com ele, a programação da Capital Portuguesa da Cultura, o presidente da câmara de Aveiro fez esta semana um primeiro balanço de 2024, afirmando que o município “subiu um patamar” no que à cultura diz respeito e assegurando que “o pós-Aveiro 2024 será mais e melhor”. Ribau Esteves acompanhou José Pina na apresentação pública da programação do Teatro Aveirense para os primeiros quatro meses de 2025.
Em destaque para a próxima temporada estão: um espetáculo de tributo a Marco Paulo, mas também concertos de Paulo de Carvalho, Branko e Mão Morta e peças de teatro de Cláudia Raia, José Pedro Gomes e Aldo Lima.
Nesta sessão, o autarca deixou, ainda, a garantia de investimentos na rede de equipamentos culturais do município, estando um conjunto de operações planeadas para o próximo ano referentes à qualificação de vários espaços, entre os quais, o Museu de Aveiro.
Hoje à noite, o Teatro Aveirense recebe a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a direção do maestro convidado Luís Carvalho, para um concerto que assinala os 200 anos da mais marcante sinfonia da História da Música: a 9.ª Sinfonia de Beethoven.
Amanhã, a partir das 17h30, Aveiro acende a iluminação de rua e a árvore de Natal na Fonte Nova, dando início ao programa “Boas Festas”. Esta inauguração contará também com um desfile de Pais Natais em barcos moliceiros e o espetáculo “Aveiro, Cidade Natal”, com a participação de associações locais. A programação natalícia estende-se até ao dia 13 de janeiro com uma programação para toda a família, que inclui concertos em igrejas, espetáculos piromusicais, a Oficina do Pai Natal, no Mercado do Peixe, e ainda a tradicional Festa de São Gonçalinho. De acordo com a autarquia, o evento representa um investimento de 300 mil euros por parte da autarquia.
Do “Natalim”, em Estarreja, ao “Vagos, o nosso Natal”, sem esquecer o “Águeda é Natal”, o “Lugar das Cores” de Albergaria-a-Velha, “Um Natal Mais Perto de Si”, em Oliveira do Bairro, ou a “Aldeia de Natal”, em Vale de Ílhavo, um pouco por toda a região não faltam propostas para viver a magia do Natal.
Na Aveiro Mag, pode descobrir o que a sua cidade tem preparado para esta época tão especial.