A sala foi pequena demais para tantos convidados. O lançamento, na tarde deste domingo, dos dois novos livros de Alberto Souto – “Do tempo tão pouco” e “Um futuro para Aveiro” – pode ter sido o prenúncio de uma candidatura à Câmara Municipal de Aveiro, nas autárquicas do próximo ano. Convidado a apresentar “Do tempo tão pouco”, Álvaro Beleza, presidente da SEDES, deu esse cenário como praticamente garantido. “Só desejo para bem desta cidade que os cidadãos de Aveiro, daqui a menos de um ano, escolham com inteligência e sabedoria”, referiu.
Depois de se referir ao antigo presidente da Câmara de Aveiro como um autarca que foi pioneiro em questões como o ambiente e a mobilidade ciclável, Álvaro Beleza notou que Aveiro precisa “de planeamento” e de “alguém que gira estes destinos com cabeça, troco e membros”. “Aveiro precisa da tua sabedoria, ética, honestidade”, referiu o socialista, dirigindo-se a Alberto Souto.
Também Pedro Ribeiro da Silva, urbanista e seu antigo vereador – e que foi convidado a apresentar o livro “Um futuro para Aveiro”, que reúne 101 propostas para a cidade da ria - deixou no ar a possibilidade de uma candidatura. “Este livro é um desejo de estar no futuro através do presente. É um livro que quer ser cidade e compete-nos a nós transformar este livro em cidade”, vaticinou.
Já Alberto Souto, referiu que “Do tempo tão pouco” é “uma espécie de relatório de atividades cívicas, uma espécie de prestação de contas”. Quanto a “Um futuro para Aveiro”, notou, não se trata de “um programa eleitoral”. “Porque não era candidato em agosto [altura em que escreveu o livro] e agora também não sou”, declarou o socialista, a propósito do conjunto de propostas que apresenta para Aveiro, algumas das quais “atrevidas”, confessou. “Tenho propostas para remediar o Rossio, a Avenida, não tenho para a muralha porque em agosto ela ainda não existia”, anunciou.
Para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, por exemplo, o antigo líder da autarquia propõe uma “revolução total”. “Os tempos estão maduros para retirar o trânsito em três quartos da avenida, tirar o estacionamento da superfície e transformá-la numa alameda”, desvendou. Quanto ao Rossio, sugere encher os alicerces da Capela de São João com terra e plantar árvores nesse local, voltar a plantar palmeiras naquela área e instalar um parque de equipamentos de exercício físico para todas as idades.
São apenas duas das propostas que integram o leque de 101 ideias para Aveiro e que estão agora vertidas em livro. Quanto à eventual candidatura, tudo parece estar em aberto, conforme admitiu Alberto Souto no final da sessão em declaração aos jornalistas. “O PS tem os seus tempos próprios, como o PSD também tem”, referiu.