A Galeria da Antiga Capitania de Aveiro recebe, a partir deste sábado, a primeira exposição da GRÃO - ResidênciaArtística e de Investigação, que juntou, em Albergaria-a-Velha, uma dezena de jovens artistas. A inauguração da mostra está agendada para as 16h00, podendo a exposição ser visitada até 16 de Fevereiro.
Coordenada pela Associação Quinta das Relvas, umas associação sem fins lucrativos que promove atividades no âmbito das artes e sustentabilidade, a GRÃO conheceu a sua primeira edição em 2019. Entre os dias 14 de Outubro e 3 de Novembro de 2019, jovens artistas em início de carreira “envolveram-se dum modo consciente, tanto a nível psicológico como social, no espaço que lhes é proporcionado pela Quinta das Relvas, bem como o espaço e população da vila onde a quinta se situa, a vila da Branca, em Albergaria-a-Velha”.
A par do trabalho desenvolvido em atelier, os jovens artistas residentes foram acompanhados por visitas de artistas nacionais de reconhecido mérito, numa experiência intensa mas intimista. Cada um dos participantes teve a oportunidade de conversar e mostrar o trabalho desenvolvido em residênciaaosartistas Isabel e Rodrigo Cabral, Sara Bichão, Rodrigo Oliveira, Rui Sanches e Vasco Costa.
Mostra reúne trabalhos de dez artistas
Na exposição que é inaugurada este sábado, apresentam-se os trabalhos dos artistas residentes selecionados através de uma open call - Carolina Serrano, Francisco Lourenço, Hugo Lami, João Melo, Joana Patrão, Juliana Matsumura, Tiago Costa e Tiago Santos - e das duas coordenadoras do projeto - Beatriz Manteigas e Mariana Malheiro - também elas participantes na residência.
Assim surge uma exposição multidisciplinar que pretende levar o visitante a sentir um pouco daquilo que foi a experiência da residência.