A mesa da Assembleia Municipal de Ílhavo, em colaboração com a Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, vai realizar as II Jornadas do Poder Local, iniciativa que se afirma como um momento de reflexão e partilha sobre o papel do poder local na construção de comunidades mais participativas, coesas e sustentáveis. O evento, marcado para o próximo dia 18 de janeiro, no Salão Cultural Manuel das Neves, na Gafanha da Encarnação, é uma expressão clara do compromisso deste órgão em aproximar-se dos munícipes e promover um diálogo construtivo entre eleitos e comunidade.
Este ano, as jornadas contam uma vez mais com a participação de oradores como Albino Almeida, presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais - que abordará o tema "A representação dos eleitos locais: realidades e perspetivas" – e José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, que tratará o tema "Democracia participativa: os desafios do envolvimento das comunidades".
O evento contará também com a participação José Luís Carneiro, deputado e ex-presidente da Câmara Municipal de Baião, que apresentará a sua visão sobre "Comunidade e o papel do Poder Local". Já Ângelo Correia contribuirá com uma reflexão alargada também subordinada ao tema "O papel do Poder Local". O encerramento dos trabalhos estará a cargo de Emídio Sousa, secretário de Estado do Ambiente e ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Sob o tema “Comunidade e o papel do Poder Local”, as Jornadas do Poder Local visam reunir não apenas os atuais autarcas, mas também antigos presidentes de câmara, de junta de freguesia e de assembleias municipais, numa partilha de experiências e boas práticas que enriqueçam a vida democrática local. Um dos momentos altos será igualmente a presença de jovens deputados e representantes escolares, fruto do trabalho desenvolvido pela Assembleia Municipal Jovem, iniciativa que tem vindo a promover uma maior sensibilização e participação cívica entre os mais novos.