Esta sexta-feira, 10 de janeiro, pelas 18h00, o Centro de Saúde da Branca (Albergaria-a-Velha) recebe a segunda exposição do projeto CURARTE - Arte e Saúde em Espaço Público. “Incendiário” é o título da mostra que irá estar patente durante o primeiro quadrimestre de 2025 e que reúne obras de Inês Quente, Paulo Madureira, Carolina Serrano, Zeno Aerts, Martina Barahal, Mira Niittymäki e Max Ekman.
“Pensar esta exposição começou pela pertinência do tema dos fogos no atual contexto ambiental de Portugal. Após os incêndios de Setembro de 2024 no concelho de Albergaria-a-Velha, as imagens do fogo e de tudo o que implicou ficaram, inevitavelmente, impressas na mente de todos nós”, enquadram os responsáveis por este projeto de artes visuais com programação regular pensada para o Centro de Saúde da Branca.
“Incendiário pode referir-se não apenas à pessoa que inicia um incêndio, mas também à própria ‘ideia incendiária’- uma ideia inovadora, revolucionária ou subversiva. Reconhecer a potência do fogo ajuda-nos a entender a energia por trás de uma ideia incendiária”, destacam os promotores do projeto, que propuseram esta temática a vários artistas que já fizeram residências com a Quinta das Relvas e que conheciam o contexto da Branca. “Nesta exposição pretendemos reunir as diferentes considerações em torno deste poder incendiário e ponderar sobre o uso sensato e equilibrado do poder do fogo enquanto essa ideia incendiária - indo ao encontro do poder da responsabilização de cada humano”, acrescentam.