AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Aveiro: Obra da nova Residência para Estudantes arranca na próxima segunda-feira

Sociedade

Câmara de Aveiro

 

A Câmara Municipal de Aveiro anunciou que vai ter início, na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, a obra de construção de uma nova Residência Universitária, no terreno junto ao Seminário, à antiga Reitoria da Universidade de Aveiro e ao Hospital Infante D. Pedro, que vai permitir a criação de 219 quartos para e vai incluir uma bolsa de estacionamento público, com 68 lugares à superfície e 124 lugares em cave. Esta operação, liderada pela empresa Coordenada Decisiva, Lda., vai contar ainda com uma área comercial com 840 metros quadrados, onde está prevista a instalação de um equipamento de restauração e bebidas, com esplanada e uma zona de espaços verdes com 1.306 metros quadrados.

“É uma operação de elevada importância estratégica, muito importante para a cidade e para o município de Aveiro. Este é um terreno que a câmara vendeu em 2023, por 2,5 milhões de euros, com o objetivo principal de possibilitar a construção de uma Residência Universitária de Estudantes, dando um contributo para aumentar a oferta do mercado para habitação estudantil, numa zona de localização privilegiada. Trata-se de uma ação que faz parte do Plano de Desenvolvimento Habitacional do Município de Aveiro, que tem como objetivo ajudar à boa regulação do mercado de habitação no Município, concretizando-se por um relevante investimento privado total de cerca de 12 milhões de euros”, afirmou o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.

Durante o período da obra, que tem um prazo previsto de 14 meses, o estacionamento existente, junto ao Seminário, à antiga Reitoria da Universidade e ao Hospital de Aveiro, é desativado, sendo que o novo estacionamento será aberto ao público logo que possível, perspetivando-se que a ativação e o funcionamento das três valências do edifício – Residência Universitária, Parque de Estacionamento e Unidade Comercial – ocorra em meados de 2026.

Em termos de estacionamento de automóveis e em alternativa ao existente no terreno onde se vai realizar a obra em referência, a Câmara de Aveiro informa (e recorda) os utilizadores – especialmente os utentes e os profissionais do Hospital de Aveiro – das seguintes possibilidades: parque de Estacionamento gratuito, junto ao Hospital, nos terrenos do antigo Estádio Mário Duarte e dos antigos Armazéns Gerais da Câmara, com a realização pela CMA de operações regulares de manutenção e o aumento da área e do número de lugares de estacionamento em cerca de 40%; parques de Estacionamento periféricos, localizados a uma distância percorrida a pé de 5 a 20 minutos e com acessibilidade próxima à rede de transportes públicos Aveirobus: Parque de Feiras e Exposições de Aveiro; Parque de Estacionamento a Nascente da Estação da CP / Terminal Rodoviário de Aveiro; Parque de Estacionamento junto ao Centro Comercial Oita; Parques de Estacionamento Concessionados no Centro da Cidade (Praça do Marquês de Pombal; Rossio; Mercado Manuel Firmino). 

 

Aoie Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.