Está agendada para este sábado, 25 de janeiro, a reabertura do Museu da Chapelaria, em São João da Madeira. Este equipamento cultural foi requalificado, numa intervenção cofinanciada pela República Portuguesa, ao abrigo do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus - ProMuseus. Nesta ocasião, o espaço museológico inaugura também duas novas exposições.
“Dior na Imprensa Feminina Portuguesa” e “Chapéus Dio”, esta última em parceria com o Museu Christian Dior, de Granville (França) – e que marca a estreia da Maison Dior em território português, no contexto de uma exposição exclusiva, feita à medida para a Sala de Exposições Temporárias do Museu da Chapelaria – são as duas novas mostras patentes naquele espaço.
O museu está instalado no edifício onde funcionou a Empresa Industrial da Chapelaria, uma das mais importantes unidades fabris da cidade. O Museu da Chapelaria abriu portas a 22 de junho de 2005, assente no pressuposto de ser “um museu vivo, em contacto com a população local e com as suas dinâmicas sociais e culturais e com os seus diferentes públicos, sendo um espaço por excelência do ‘ver e aprender a fazer’ e até do ‘fazer’ verdadeiro, cabendo-lhe como função expor, explicar, ensinar, fazer e deixar fazer”, é destacado no website da autarquia.
Está aberto de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (encerra às segundas-feiras). A entrada no museu custa 3 euros (inclui exposições temporárias) e a visita orientada custa 4 euros (para grupos mínimos de 5 pessoas).