Depois de vários meses de espera - que levaram, inclusive, a que tivessem sido aventados vários nomes -, acaba de ser conhecido o nome do cabeça de lista da coligação PSD-CDS à Câmara de Aveiro. Luís Souto de Miranda, atual presidente da assembleia municipal, irá lutar por uma vitória nas autárquicas deste ano, concorrendo contra o seu irmão, Alberto Souto de Miranda, que já foi apresentado como candidato do PS.
O nome Luís Souto foi anunciado este domingo e terá resultado de uma decisão da direção nacional. Contactado pela Aveiro Mag, o presidente da comissão concelhia, Simão Santana, recusou-se a comentar a informação vinda a público. Já Luís Souto, confirmou que recebeu um convite – que aceitou -, mas diz aguardar a “formalização do processo”. “Respeito os vários órgãos, portanto, aguardo a tramitação”, vincou.
Tal como recorda a Rádio Terra Nova, o presidente da Assembleia Municipal de Aveiro tinha sinalizado, há um ano, aos microfones daquela emissora, disponibilidade para poder concorrer às eleições autárquicas de 2025. Contudo, a verdade é que Luís Souto não figurava entre as opções defendidas pelo atual presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e nem se esperaria que dois irmãos aceitassem ficar em lados opostos da barricada.
À Aveiro Mag, Alberto Souto apenas fez saber, na manhã desta segunda-feira, que não comenta a decisão do seu irmão. Luís Souto, por seu turno, diz não ver qualquer tipo de problemas neste “duelo”. “Estamos habituados a ter ideias e visões diferentes e não há nenhum mal nisso. No fundo, é isso que faz falta na democracia”, comentou Luís Souto.
Resta, agora, saber como será em campanha eleitoral e em que moldes decorrerá o debate político dos meses que se avizinham.