Plantar árvores é um método prático de introduzir conceitos de sustentabilidade e conservação aos mais novos. À medida que as crianças crescem, vão tomando consciência do papel vital das árvores na produção de oxigénio, na regulação do clima e na preservação da biodiversidade. Visando a introdução e reforço destes conceitos, a miúdos e graúdos, a câmara municipal de Albergaria-a-Velha, em conjunto com a Floponor e a E.Rio, organizaram uma ação de reflorestação de um uma faixa de proteção de um afluente do Rio Jardim que foi afetado pelos incêndios.
Nesta ação os alunos e professores tiveram a oportunidade mexer na terra com as próprias mãos e plantar diversas espécies florestais, familiarizando-se com os seus nomes, aspeto e principais funções para o ecossistema em geral e para as linhas de água em particular.
O local escolhido para a plantação havia sido alvo de ações de estabilização de taludes e regularização do regime hidrológico, nas semanas anteriores, utilizando técnicas de engenharia natural, permitindo aos mais novos viajarem no tempo ao verem como os seus avós e bisavós utilizavam apenas materiais naturais para conservar a floresta e cuidar do bem essencial que é a água.
“As crianças estiveram muito felizes, mais árvores houvesse mais eles tinham plantado. Este será um dia inesquecível para elas”, anuncia a autarquia, em comunicado.
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha agradece a todas as entidades que apoiaram a reabilitação deste corredor verde, contribuindo para o êxito da atividade, tornando o concelho mais resiliente.