O município de Aveiro registou, em 2024, um “crescimento notável na recolha seletiva de resíduos para reciclagem”. Aumentou 35%, passando de 5.511 toneladas, em 2023, para 7.464 toneladas, em 2024, com destaque para o significativo incremento nos biorresíduos em estabelecimentos do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), cantinas de estabelecimentos de ensino, IPSS, entre outros locais.
“Há mais de uma década que a Câmara Municipal tem vindo a trabalhar para tornar Aveiro um município cada vez mais responsável a nível ambiental. Os dados do último ano comprovam o sucesso desta aposta da Câmara, sendo que estes bons resultados têm o fundamental contributo empenhado dos aveirenses que diariamente contribuem para uma melhor recolha e reciclagem dos resíduos no município”, afirma o presidente da autarquia, José Ribau Esteves.
No caso da recolha seletiva trifluxo porta-a-porta, em 2023 foram recolhidas 1.087 toneladas de resíduos, valor que duplicou no ano seguinte, passando para as 2.357 toneladas. Relativamente aos biorresíduos, foram recolhidas 406 toneladas em 2023 e 1.048 em 2024 – ou seja, mais do dobro.
“Este aumento é o resultado de projetos de recolha de resíduos porta-a-porta, implementados pela Câmara de Aveiro em 2023, com a ERSUC. Atualmente, estão abrangidas mais de 5.500 moradias e 331 hotéis, restaurantes, cafés, e outros estabelecimentos ligados ao canal HORECA, numa operação gerida com a Veolia”, é destacado, em comunicado.
A par destes projetos, a autarquia tem realizado várias ações de sensibilização, junto das comunidades, para a importância da reciclagem e da compostagem doméstica. O município tem ainda investido em atividades dirigidas aos mais novos, em particular com a iniciativa EcoAventura – Ação pelo Ambiente, que celebra a Semana do Ambiente da União Europeia com atividades gratuitas de educação ambiental.