O investigador, escritor e astrónomo estarrejense José Matos será o próximo convidado do ciclo “Encontro com o Autor”, numa sessão agendada para sábado, 12 de abril, às 16h00, no auditório da Oficina de Artes, na Murtosa. Esta conversa marca o lançamento da sua mais recente obra, “Atlas Histórico do 25 de Abril”, um livro que oferece, pela primeira vez, uma história visual da Revolução dos Cravos, narrada através de mapas, ilustrações e fotografias.
A sessão será moderada por José Eduardo Matos, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e antigo presidente da Câmara Municipal de Estarreja. A obra de José Matos propõe uma abordagem histórica detalhada e acessível aos acontecimentos que desencadearam a revolta militar de abril de 1974 e que culminaram no fim da ditadura salazarista, abrindo caminho à democracia em Portugal.
Com mais de uma centena de imagens de arquivo e cartografia ilustrativa, o “Atlas Histórico do 25 de Abril” é um contributo singular para a memória coletiva portuguesa, ideal tanto para estudiosos como para o público em geral. José Matos, nascido em 1970, tem-se destacado como investigador em História Militar, com particular enfoque nas operações da Força Aérea Portuguesa na guerra colonial, sobretudo na Guiné. É colaborador regular da Revista Militar e de várias publicações europeias sobre aviação militar e temas navais.
Além de vários livros em português, José Matos tem uma significativa produção em inglês, nomeadamente na série Africa@War, da editora Helion, onde explora temas ligados à guerra na Guiné e aos conflitos fronteiriços entre Angola e a África do Sul.
O ciclo “Encontro com o Autor” é promovido pela Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa, com o objectivo de aproximar o público dos criadores nas mais diversas áreas artísticas, através de momentos de partilha marcados pela informalidade e pela proximidade.