No próximo mês de julho, acontece a primeira edição Festival Internacional de Guitarras de Aveiro (FIGA). O evento surge graças ao esforço de dois professores do Conservatório de Música de Aveiro e pretende ter uma periodicidade anual, assumindo lugar de destaque no calendário de eventos de Aveiro. Esta primeira edição tem como cabeça de cartaz a paraguaia Berta Rojas, a par com o espanhol Ricardo Gallén.
O festival, que irá decorrer de 5 a 13 de julho, foi apresentado esta quarta-feira em conferência de imprensa realizada na Estação de Aveiro. O arranque acontecerá na Vista Alegre, no município Ílhavo, com um concerto ao ar livre com a Orquestra Filarmonia das Beiras e o espanhol Ricardo Gallén. “É um grandíssimo guitarrista e, portanto, vai ser um concerto fantástico para iniciar o nosso festival”, destacou João Moita, a propósito do protagonista do espetáculo que coincidirá com as festas da N. Sra. da Pena de França.
No dia 6, realiza-se um concerto no Centro de Congressos de Aveiro com uma orquestra efémera de guitarras, dirigida por João Moita e que conta com mais de duas dezenas de guitarristas de todo o país. Nos dias 9 e 10, as atenções viram-se para a Igreja das Carmelitas que será palco de dois concertos com dois jovens guitarristas: Francisco Berény (dia 9) e Manuel Mesquita (dia 10).
No dia 11, o Centro de Congressos de Aveiro recebe o concerto do duo Lagrimosa Beltà, com Laura Young e Frances Pappas, e, no dia 12, irá atuar Pedro Jóia. A terminar, no dia 13, há concerto da guitarrista Berta Rojas, vencedora de um Grammy Latino em 2022, no Centro de Congressos de Aveiro.
Os preços e local de venda dos bilhetes irão ser anunciados em breve. O concerto de abertura tem entrada livre.