O multipremiado e várias vezes nomeado para o prémio europeu Mies van der Rohe, João Luís Carrilho da Graça é o convidado da segunda sessão do ciclo “Arquitetura na Universidade de Aveiro: a obra e o tempo”. Autor da ponte pedonal que liga as duas margens do esteiro de São Pedro e os campi de Santiago e Crasto (ver foto), na Universidade de Aveiro (UA), o arquiteto orientará a aula aberta a 27 de fevereiro, às 11h00, na Sala de Atos Académicos, na Reitoria da UA, sob o título “Reflexões sobre uma ponte entre os campi”.
Carrilho da Graça é autor do projeto do recém-inaugurado Terminal de Cruzeiros de Lisboa que lhe valeu o Prémio Valmor em 2017. Nesse mesmo ano foi-lhe atribuído o Prémio CICA de Arquitetura Internacional, do Comité Internacional de Críticos de Arquitetura. Já em 2019, foi galardoado com a Grã Cruz daOrdem da Instrução Públicada República Portuguesae, mais uma vez, nomeado para oPrémio Mies van der Rohe, desta feita, pelo Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
Entre os seus projetos mais referenciados estão também o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no Parque das Nações, e a Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, a Pousada do Mosteiro de Flor da Rosa, no Crato, e a Igreja de Santo António, em Portalegre. Na região de Aveiro, foi ainda autor do projeto do Centro Cultural da Branca, em Albergaria-a-Velha.