O Município de Ílhavo celebra o Feriado Municipal no próximo dia 21 de abril, segunda-feira de Páscoa, com um programa comemorativo que destaca a identidade local e presta homenagem a personalidades e instituições que marcaram a vida da comunidade. As celebrações começam às 9h30 com o hastear das bandeiras nos Paços do Município, acompanhado pela atuação da Filarmónica Gafanhense.
A partir das 10h15, na Casa da Cultura de Ílhavo, realiza-se a Sessão Solene Comemorativa, momento em que serão entregues as Distinções Honoríficas Municipais de 2025. Serão homenageadas 14 personalidades e entidades pelo seu mérito cívico, cultural, social, profissional, desportivo e empresarial. Entre os distinguidos estão Celestino Prior (Medalha de Prata do Município), Agostinho Cruz Ferreira Rocha (Medalha de Dedicação de Ouro), Fernando Manuel Almeida Lopes (Medalha de Dedicação de Vermeil), Paulo Jorge Loureiro Fonseca (a título póstumo), Pedro Filipe Labrincha Barreirinha (Mérito Social Dourado), a CERCIAV (Mérito Social Prateado) e a Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo (Mérito Social Acobreado). Também serão homenageados a Fundação Gil Eannes (Mérito Cultural Dourado), a Confraria Camoniana, Fernando José Duarte Borges, o Grupo de Jovens “A Torre” e Vasco Manuel Bixirão Gonçalves Bilelo (a título póstumo) com Medalhas de Mérito Cultural Acobreado, bem como Carolina Lopes (Mérito Desportivo Prateado) e um representante do setor empresarial com a Medalha de Mérito Empresarial Dourada.
O programa integra ainda dois momentos culturais. Às 16h será inaugurada, na Sala de Exposições da Casa da Cultura, a mostra de fotografia “Mário Marnoto – uma vida inteira por detrás da máquina”. A exposição dá a conhecer o olhar humanista do fotógrafo ilhavense, com imagens que refletem valores de liberdade, justiça e igualdade. A mostra estará patente ao público até 4 de outubro.
O encerramento das comemorações está marcado para as 17h, no auditório da mesma Casa da Cultura, com a apresentação da peça de teatro “Insónia”, protagonizada por Fernando Mendes. Nesta comédia dramática, o ator interpreta Custódio Reis, um vendedor em crise existencial que, numa noite de insónia, revê a sua vida entre reflexões, humor e crítica social.
O Feriado Municipal de Ílhavo reafirma-se assim como um momento de reconhecimento público, celebração cultural e proximidade com a comunidade.