O projeto Maior Idade, promovido pelo Município de Ílhavo, lançou a sua programação para os meses de abril a julho, com uma agenda diversificada que inclui investigação académica, oficinas, atividades culturais e ambientais, e eventos de grande dimensão, sempre com o objetivo de promover a longevidade, a inclusão e o envelhecimento ativo.
Entre os destaques, está o projeto “Storytelling Intergeracional e Digital”, da Universidade de Aveiro, que incentiva a partilha de histórias entre avós e netos através de uma plataforma digital. Também no Laboratório do Envelhecimento, decorrem os projetos “Auscultação do Padrão Alimentar e Teste de Usabilidade” que visa identificar os padrões alimentares da população sénior e testar uma plataforma de encomenda de refeições personalizadas, em parceria com a Wish and Cook, e o “Programa-piloto de Inclusão Social: Friend”, com entidades internacionais.
O “Coro da Memória” inicia uma nova temporada com estreia marcada para 28 de abril, e no campo artístico assinala-se o 25 de Abril com oficinas e conversas, como a “Pins da Liberdade”.
Na área artística, destaca-se a celebração do 25 de Abril, com oficinas e conversas, incluindo a oficina “Pins da Liberdade”. Já o Concurso de Curtas-Metragens sobre Envelhecimento está com candidaturas abertas até 10 de junho, centrado no tema "Envelhecimento e Inclusão numa sociedade em transformação".
O apoio ao luto também terá grande relevância na programação, com três oficinas: “Sentido da Vida”, com Sofia Simões da AMARA, no dia 27 de maio; “Luto na Primeira Pessoa”, com Lurdes Cardoso, a 29 de abril; e técnicas de relaxamento com taças tibetanas – esta última no Fórum da Maior Idade e as restantes no Laboratório do Envelhecimento.
No Fórum da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, regressa a 14 de junho o evento “Trocar é Chique!”, com trocas de objetos e oficinas de reaproveitamento. Ao longo dos meses decorrem ações ambientais, como limpezas nas margens da ria e oficinas de eco-cadernos, plantas medicinais e pigmentos naturais.
A Sala de Estar, na Gafanha da Encarnação, foca-se na literacia digital e estimulação cognitiva com vertente artística. Em todas as áreas, a comunidade é convidada a participar através de voluntariado.
Entre os eventos principais da temporada estão as “Idolíadas”, no dia 23 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo; as viagens “Maiores Sobre Rodas”, de 24 a 27 de junho (com inscrições de 19 a 23 de maio); e o Festival Cabelos Brancos, nos dias 25 e 26 de julho, no Jardim Henriqueta Maia.
Mais informações sobre todas as iniciativas e formas de participação estão disponíveis no site do Município de Ílhavo.