A Câmara Municipal de Aveiro apresentou hoje a Aveiro Parquexpo E.M., S.A., a nova empresa municipal que sucede à extinta Aveiro Expo E.M., S.A., encerrada em 2024 na sequência de um processo de liquidação levado a cabo pela Câmara de Aveiro. Com uma identidade renovada e um posicionamento assente na ideia de “Eventos que ligam”, a Aveiro Parquexpo afirma-se como um centro dinâmico de conexões, apostando na versatilidade e na valorização do território como motor de desenvolvimento social e económico.
A nova marca, hoje revelada publicamente, expressa visual e simbolicamente o conceito de ligação – entre pessoas, ideias, setores, regiões e culturas. O logotipo da Aveiro Parquexpo estabelece uma ligação visual entre o “o” de Aveiro e o “e” de Parquexpo, espelhando a assinatura da marca: “Eventos que ligam”. Esta união gráfica representa o propósito de criar pontes – entre o espaço e a comunidade, entre Aveiro e os mercados nacional e internacional, entre o passado e o futuro.
“A criação da Aveiro Parquexpo e a apresentação da sua nova marca são o culminar de um ciclo de transformação profunda que iniciámos em 2013. Esta empresa nasce com bases sólidas, uma estratégia clara e uma ambição renovada de colocar Aveiro no centro das ligações que movem a economia, a cultura e o conhecimento”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, complementando com a referência “muito positiva da nova sociedade entre a Câmara de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, numa aposta em aprofundar a importância regional e nacional da atividade do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro”.
12 anos de gestão da Aveiro Expo
A criação da Aveiro Parquexpo acontece no seguimento de uma profunda reestruturação iniciada pela Câmara de Aveiro em 2013. “Durante os últimos 12 anos, a Câmara conseguiu reverter os resultados negativos acumulados pela antiga Aveiro Expo, implementando uma estratégia de reorganização profunda e sustentável, e que consubstancia um balanço muito positivo do trabalho realizado”, avaliou a edilidade.
“No plano económico, os resultados obtidos ao longo dos últimos anos traduzem uma mudança estrutural profunda. Em 2014, a empresa municipal registava um resultado líquido negativo superior a 100 mil euros e um volume de negócios inferior a 800 mil euros. A partir de 2016, com a implementação de uma nova estratégia de gestão, os indicadores começaram a inverter. Em 2023, o volume de negócios ultrapassou os 1,3 milhões de euros e o resultado líquido foi consistentemente positivo, atingindo os 285 mil euros”, contabilizou a autarquia, acrescentando: “esta evolução – mesmo registando o impacto negativo provocado pela pandemia de Covid-19, que obrigou a CMA a injetar 266 mil euros na empresa – reflete a eficácia da governação municipal, que transformou uma estrutura deficitária numa empresa financeiramente sólida, preparada para crescer e servir Aveiro com mais ambição e capacidade”.