Bebés, crianças e famílias são o público preferencial do Festival Papagaio, um evento de artes performativas que regressa a Ílhavo para a sua segunda edição. Composto por espetáculos, workshops e instalações para bebés, crianças e famílias, o evento acontece este sábado e domingo, dias 3 e 4 de maio, nos vários espaços do complexo cultural da Vista Alegre.
O Festival Papagaio desfruta-se entre um misto de propostas de acesso gratuito e propostas com bilheteira entre os 3 e os 5 euros que podem ser adquiridos antecipadamente em bol.pt e na Casa Cultura em Ílhavo (ou no próprio dia na bilheteira do Festival Papagaio).
O Festival Papagaio tem a sua génese no seio da WeTumTum - Associação Cultural de Desenvolvimento Artístico, um coletivo formado por profissionais diversas áreas ligadas ao setor cultural e criativo, nomeadamente músicos, técnicos, formadores e performers com formação diversa na área artística e não só. Sediados em Oliveira do Bairro, têm levado além da Região Centro e também ao estrangeiro uma variedade de projetos artísticos desenvolvidos para o público infantil e famílias.
Com o “Papagaio”, a WeTumTum aprofunda a sua missão e, contando com o financiamento da DGArtes, assim como com o apoio do projeto cultural “23 Milhas” da Câmara Municipal de Ílhavo e do Museu da Vista Alegre, além de outros parceiros, pretende criar uma base de encontro para compositores, músicos, intérpretes e espectadores, levando os participantes a contribuir para a produção, apresentação e fruição de espetáculos, num registo cuidado e especificamente pensado para bebés, crianças e suas famílias.
O lançamento do Papagaio faz-se no dia 2 de maio, com duas sessões exclusivas para público escolar, do espetáculo Uma ideia de justiça (ACE/ Teatro do Bolhão).
O festival conta com o apoio da Smileat, parcerias com o Teatro Ribalta e o Futebol Clube da Vista Alegre, e também com apoio do Hotel Montebello, Fábrica da Vista Alegre.