AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Aveiro assinala Dia dos Mártires da Liberdade

Sociedade

 

A Câmara Municipal de Aveiro assinala o Dia dos Mártires da Liberdade esta sexta-feira, 16 de maio, com um programa evocativo que tem início pelas 18h00, na Praça Joaquim Melo Freitas.


A cerimónia inclui a habitual Evocação aos Mártires da Liberdade, com a deposição de uma coroa de flores junto ao Obelisco da Liberdade, monumento erguido por iniciativa do Clube dos Galitos, em 1909, em homenagem aos heróis aveirenses que lutaram pela causa liberal.


Logo após a homenagem, terá lugar uma visita guiada à exposição “1828 – A Revolução Liberal e os Mártires da Liberdade”, patente na mesma praça. A mostra apresenta, em formato de narrativa gráfica, os acontecimentos marcantes da Revolução Liberal de 1828, iniciada em Aveiro, há 197 anos.
A exposição relembra o confronto entre absolutistas e liberais, destacando o papel da cidade de Aveiro e de figuras como o Desembargador Joaquim José de Queirós, e os acontecimentos do 16 de maio de 1828, que incluíram a tomada da Casa da Câmara e o apoio do Batalhão de Caçadores 10 à causa liberal.


A iniciativa relembra ainda o fracasso da revolução e a execução dos seus mentores, conhecidos como os Mártires da Liberdade: Francisco Manuel Gravito da Veiga e Lima, Francisco Silvério de Carvalho Magalhães Serrão, Clemente da Silva Melo Soares de Freitas, Manuel Luís Nogueira, Clemente Morais Sarmento e João Ferreira.
Homens que pagaram com a vida a defesa dos seus ideais liberais e que permanecem na memória coletiva como símbolos da luta pela liberdade.

Corrida Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.