Fica o aviso prévio: este é mais um daqueles fins de semana de escolhas difíceis. Começamos pelo Teatro Aveirense, que completa esta quinta-feira o seu 139 º aniversário. Para fazer a festa, a sala de espetáculos chamou ao seu palco uma estreia nacional: a peça Castro, pelo Teatro Nacional São João, está em cena quinta e sexta-feira (21h30) e também no sábado (16h00).
No Avenida Café-Concerto, esta sexta-feira à noite (22h00) há concerto de CAIO sábado à noite (22h00). No sábado (22h00), é a vez do Conjunto Corona – quaisquer semelhanças com o nome do vírus são mera coincidência - subir ao palco.
Por Ílhavo, este fim de semana há Palheta. O festival de robertos e marionetas volta a instalar-se na Gafanha da Nazaré, com um programa que compreende espetáculos, animações de rua, exposições, conversas e oficinas de criação. São várias propostas (o melhor é consultar o programa), algumas delas gratuitas, que pode e deve considerar. Deixo-lhe apenas alguns destaques: na noite de sexta (22h30) e no final de tarde de sábado (18h30), é apresentado L’Après-midi D’un Foehn, da Compagnie Non Nova; domingo à tarde (15h30) sai para a rua o espetáculo comunitário Contraventos, seguido de Viajeros del Carrusel (17h30), pela companhia espanhola Ángeles de Trapo (na foto).
Por Estarreja, a noite de sexta-feira é reservada à dança. O espetáculo “Reviravoltas”, do grupo “Nossas Danças”, que reúne ex-bailarinos profissionais da Companhia Nacional de Bailado e do Ballet Gulbenkian, sobe ao palco do Cine-teatro de Estarreja (21h30).
Águeda recebe, na noite de sábado (21h30), o espetáculo “O resto da tua vida”. Depois do irrepreensível sucesso da série “o resto da tua vida”, que conta com mais de meio milhão de visualizações por episódio, Carlos Coutinho Vilhena, humorista, e João André, ator, juntaram-se para levar a cena “O Resto da tua vida ao vivo”. Este sábado, passam pelo Centro das Artes de Águeda. Equipamento cultural que está a apresentar, em parceria com o Lisbon Motorcycle Film Fest,um ciclo de cinema que se prolonga por três meses. Na sessão deste mês, no domingo, 16 horas, as curtas-metragens filmes a exibir serão “Giovanni Burlando’s Vision”, “Elspeth Beard” e “Fidanzata Della Morte”. Os bilhetes, para maiores de 12 anos, estão à venda e custam um euro.
Em Albergaria-a-Velha, há concerto da Banda Recreativa União Pinheirense, sob a direção do maestro Adriano Sabença, no domingo à tarde (17h00), no Cineteatro Alba.
Por Sever do Vouga, já aqui lhe dissemos, no sábado (21h30), no Centro das Artes do Espetáculo, é apresentada a peça de teatro “À espera de Beckett ou Quaquaquaqua”.