Após o aviso emitido pela Administração Regional de Saúde do Centro, a propósito da presença de um cidadão infetado com o COVID-19, como espetador, em espetáculos do festival Palheta, na Gafanha da Nazaré, a câmara municipal de Ílhavo decidiu suspender, até 22 de Março, vários eventos culturais. Mas não é a única entidade a fazê-lo.
No caso da autarquia ilhavense, a suspensão aplica-se aos eventos “promovidos nos espaços geridos pelo projeto cultural do município, '23 Milhas', bem como as iniciativas e atividades direcionadas às crianças e jovens, escolas e comunidade sénior”.
Também o GrETUA adiou a apresentação do espetáculo “É gente a mais neste barquinho de merda” até data indefinida. Do mesmo modo, o concerto “DA CHICK conversations with the beat”, no GrETUA, marcado para dia 28, será igualmente adiado, sem data prevista para a sua realização.
AJunta de Freguesia de S. Salvador, por seu turno,anuncia asuspensão de todas as atividades até ao próximo dia 15 de abril, no âmbito do plano de Emergência de Saúde Pública de combate à propagação do vírusCovid-19(coronavírus).Entre as atividades suspensas estão a Presidência Aberta (16 de março), a VII Mostra de Folares de Vale de Ílhavo (28 de Março) e o 6.º Encontro de Auto-Caravanistas (28 de março).
Idêntica posição tomou a câmara municipal de Albergaria-a-Velha. Foram cancelados os espetáculos previstos para os próximos dias no Cineteatro Alba, assim como outros eventos públicos.
No plano desportivo, é já conhecida a decisão da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) de suspender "a realização de todos os jogos oficiais de futebol, futsal e futebol de praia até ao dia 23 de março; suspender os treinos de todas as selecões distritais, do curso de treinadores, de ações de formação, e demais atividades em curso e sob sua organização; comunicar aos clubes seus associados que, no mesmo período, devem os mesmos suspender a realização de treinos de todos os seus atletas, bem como a realização de outras acividades, incluindo jogos não oficiais".
As autoridades de saúde, recorde-se, recomendaram a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de cinco mil pessoas e de eventos à porta fechada com mais de mil participantes.