Uma prova de natação, na sua vertente adaptada, vai abrir a 11.ª edição do Encontro de Escolas de Natação do Município de Albergaria-a-Velha, a ter lugar este sábado, pelas 14h00, na Piscina Municipal da Branca. "É a primeira vez que atletas com deficiência e/ou incapacidade participam no evento, demonstrando, desta forma, que o desporto deve ser uma prática inclusiva", destaca a autarquia, em comunicado.
Vão estar presentes cerca de 180 jovens de cinco escolas de natação - Albergaria-a-Velha, CERCIAZ (Oliveira de Azeméis), Ílhavo, São João da Madeira e Vagos. As provas - num total de 20 - variam entre os 25 metros e os 100 metros e abrangem os estilos livres, bruços, costas, mariposa, havendo também três provas estafeta.
O Encontro de Escolas de Natação tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis através da prática de atividade física e mostrar à comunidade o trabalho que tem sido desenvolvido nas aulas com os alunos e as alunas. Pretende-se, ainda, valorizar o convívio entre municípios vizinhos. A entrada no XI Encontro de Escolas de Natação é livre.
Na próxima semana, a 27 de março, a Piscina Municipal da Branca recebe outra prova desportiva, desta vez, dedicada exclusivamente a pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade. O 1.º Encontro de Atividades Aquáticas – Cidade de Albergaria-a-Velha tem início às 10h00 e é uma parceria Anddi - Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, APPACDM de Albergaria-a-Velha e Câmara Municipal.