AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Orquestra de Bandolins de Esmoriz encantou em prestigiado festival de música em Valladolid

Artes

Mário Lisboa

A Orquestra de Bandolins de Esmoriz (OBE) atuou no passado dia 10 de maio em Espanha, no âmbito da XXIV Mostra de Música de Plectro “Ciudad de Valladolid”, um evento com mais de duas décadas de história que se estende ao longo de cinco dias e que acolhe orquestras de renome especializadas em instrumentos de palheta. A atuação da OBE decorreu na imponente Real Igreja de San Miguel e San Julián, um exemplo notável da arquitetura barroca jesuíta espanhola, situada no coração da cidade de Valladolid.

Sob a direção do Maestro Luís Sá, a OBE apresentou um programa diversificado e tecnicamente exigente, destacando-se a interpretação da “Sinfonia em Ré menor”, de Francisco Picone, e de “Pintar Paredes”, uma sentida homenagem a Carlos Paredes no centenário do seu nascimento. Outro dos momentos altos foi a execução da “Suite Pipacústica 24”, composta por quatro andamentos e que introduz o Bandopipo, um cordofone que combina a tradição musical com elementos identitários da tanoaria – ofício tradicional de Esmoriz – e a produção vinícola.

A Igreja esteve repleta de um público entusiasta e conhecedor, que demonstrou grande envolvimento, sobretudo durante os andamentos da “Suite Pipacústica 24” e na interpretação final do icónico “Hallelujah”, de Leonard Cohen. A atuação da Orquestra de Bandolins de Esmoriz deixou uma marca profunda e foi recebida com grande entusiasmo, contribuindo para a projeção cultural do concelho de Ovar além-fronteiras.

A Mostra de Música de Plectro “Ciudad de Valladolid” contou também com a participação de orquestras vindas de Castellón, Segóvia, Madrid e da própria cidade de Valladolid, assumindo-se como uma importante montra da música de plectro na Península Ibérica.

Esta deslocação marcou o regresso da OBE a Espanha, depois da atuação em Córdoba em 2024. No final do concerto, a Orquestra anfitriã, Laudes Españoles Conde Ansúrez, recebeu um convite formal para participar na próxima edição do ComCordas – Festival Internacional de Cordas, organizado pela OBE, que se realiza a 22 de novembro de 2025 no Centro de Artes de Ovar.

 

Corrida Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.